Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Rejeitadas propostas contrárias aos Conselhos e aos interesses da sociedade

 

  Deputados reconheceram equívocos das propostas

A Câmara dos Deputados rejeitou, neste mês, duas propostas que tornariam muito difícil o funcionamento dos Conselhos de Fiscalização do Exercício Profissional e, pior ainda, alijariam da sociedade esse importante instrumento de proteção de seus direitos. Com a rejeição, o vínculo dos profissionais e empresas aos conselhos permanece inalterado e a sociedade consumidora de produtos e serviços químicos protegida.

De autoria do Deputado Júnior Mano (PL/CE), o Projeto de lei nº 1263/2020, propunha que as anuidades devidas aos conselhos fossem zeradas este ano e reduzidas em 50% em 2021. A justificativa dada pelo parlamentar foi que a medida estava de acordo com as ações de auxílio promovidas pelos governos para mitigar os danos relativos à queda da atividade econômica causada pela pandemia de Covid-19.

Apresentando em 30/03, havia a possibilidade de o PL ser levado à votação pelo Plenário da Câmara no dia 27 de maio. Ao tomarem conhecimento desse risco, dirigentes de vários Conselhos se mobilizaram e enviaram cartas aos líderes de todos os partidos explicando a inviabilidade da proposta e os riscos nela embutidos. O presidente do CRQ-IV, Hans Viertler, fez parte desse movimento e também enviou uma correspondência aos parlamentares.

Graças a essa rápida mobilização e ao trabalho da Frente Parlamentar de Apoio aos Conselhos Profissionais, presidida pelo deputado federal Rogério Correia (PT-MG), foi possível levar ao conhecimento do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM/RJ) o entendimento de que a proposta se valia da pandemia para tentar desregulamentar e desestabilizar os mecanismos de proteção à sociedade, nos quais estão inseridos os conselhos profissionais.

Emenda - A outra proposta foi de autoria senador Weverton Rocha (PDT/MA), que apresentou uma emenda à Medida Provisória 936/2020 propondo a redução pela metade do valor das anuidades devidas pelos profissionais. Se aprovada, a medida também inviabilizaria o funcionamento dos conselhos, expondo à sociedade a riscos diante da falta de fiscalização. A emenda foi rejeitada pelo relator da MP, deputado Orlando Silva (PC do B/SP).

A MP 936/2020 propõe a flexibilização de direitos trabalhistas com o objetivo de garantir a manutenção dos empregos durante a pandemia de Covid-19. Entre outros pontos, ela permite a redução proporcional da jornada de trabalho e dos salários, com o porcentual de corte pago pelo governo por meio do seguro-desemprego.

Assim como outros Conselhos Profissionais fizeram diante da crise econômica causada pelo novo coronavírus, o Conselho Federal de Qiímica, por meio da Resolução Normativa 289, adiou para 30 de junho o vencimento das anuidades deste ano. Do mesmo modo, também prorrogou para a mesma data o prazo para que os profissionais que estivessem fora do mercado de trabalho pudessem requerer a suspensão da cobrança.

Publicado em 28/05/2020



Voltar para a relação de matérias

 



 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região