Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


IX Fórum de Recursos Hídricos tratou sobre a despoluição de águas




Em comemoração ao Dia Mundial da Água (22/03), o CRQ-IV promoveu hoje (23) mais uma edição do Fórum de Recursos Hídricos, evento que há nove anos integra o calendário da instituição. A nona edição recebeu o apoio da seção paulista da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes-SP), por meio de sua Câmara Técnica de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, e pela primeira vez foi realizada de forma virtual, por meio da plataforma Zoom, em razão da Covid-19.


Cerca de 70 profissionais e estudantes acompanharam a transmissão ao vivo, que discutiu questões relacionadas à área de saneamento, em especial os processos e tecnologias aplicadas ao tratamento e despoluição de águas, tema central deste ano.
 

Samy Menasce, da Brasil Ozônio, falou sobre as soluções tecnológicas com uso do ozônio

 

Durante a abertura, a Engenheira Química Andrea Mariano, gerente de Fiscalização do CRQ-IV, falou sobre o significado do Fórum e reforçou o papel do Conselho e das suas Comissões Técnicas, entre elas a Comissão Técnica de Meio Ambiente (CTMA), que esteve à frente da realização do evento. “O principal objetivo da Comissão é trazer temas pertinentes à área, agregando conhecimento por meio de eventos, cursos de aprimoramento profissional, elaboração de material técnico, como a Cartilha do Meio Ambiente e o livreto Aspectos Jurídicos e Técnicos da Política de Resíduos Sólidos, materiais que estão disponíveis para download gratuito no site do CRQ-IV”, disse.


Mediado por Wagner Pedroso Miranda, membro da CTMA, o Fórum teve início com a palestra do Engenheiro Químico José Antonio Monteiro Ferreira, especialista em Engenharia Sanitária e Ambiental, que apresentou um panorama sobre os sistemas de tratamento de efluentes e a 
evolução dos parâmetros de controle de qualidade da água ao longo dos anos. Ferreira exemplificou com imagens o que ocorre quando há descarga de poluente nos rios e apontou, como medidas necessárias para preservação das águas, o tratamento de efluentes sanitários e industriais, a instalação de tanques de contenção capazes de reter os resíduos agrícolas e o descarte correto do lixo por parte da população, evitando a chamada poluição difusa.


Na sequência, o Engenheiro Eletrônico Samy Menasce falou sobre as diversas soluções tecnológicas com uso do ozônio e apresentou alguns projetos da Brasil Ozônio, empresa presidida por ele. “O ozônio não é um milagre, mas é um elemento muito interessante para ser adicionado ao que existe hoje em termos de tratamento de água. Desde que dimensionado corretamente, ele é imbatível em custo e eficiência, além da vantagem de ser um produto natural”, ressaltou Menasce. O ozônio em alta concentração é reconhecido como o germicida mais forte que existe, sendo três vezes mais potente e rápido que o cloro, disse. Conforme destacou o palestrante, o uso do elemento com a finalidade de tratar a água é extremamente positivo, uma vez que ele se transforma em oxigênio e não gera subprodutos durante o processo.  

  Fabio Carvalho, da DuPont, falou sobre o uso das membranas de filtração

Tratamento de águas em São Paulo – A segunda parte do Fórum teve como foco o tratamento de efluentes no estado de São Paulo. Para contribuir com o tema, o Bacharel em Química Fabio Pereira de Carvalho, especialista em Suporte Técnico e Desenvolvimento da DuPont Water & Process Solutions (DWS), falou sobre o uso das membranas de filtração, técnica que é utilizada pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) em quatro plantas de tratamento: Indaiá e São Lourenço, ambas em Bertioga; Alto da Boa Vista, localizada na capital, considerada a maior da América Latina a fazer uso da tecnologia; e Rio Grande, também na capital paulista. Entre os benefícios da aplicação das membranas, Fabio destacou a capacidade de remoção completa de algas, cianobactérias e patógenos; a sua rápida implantação; aplicabilidade em diversos tipos de água; flexibilidade operacional; e a competitividade frente aos sistemas convencionais, incluindo a possibilidade da redução de custos. “As membranas não servem para todos os casos, mas em muitos deles, acopladas a outras tecnologias, elas podem trazer vários benefícios. Como foi dito, essa não é mais uma realidade apenas industrial, de países de primeiro mundo, aqui no Brasil já se utiliza e cada vez mais eu vejo surgirem projetos para os próximos anos, buscando uma aplicação ainda melhor das tecnologias”, concluiu.


Para finalizar o ciclo de palestras, o também Bacharel em Química José Eduardo Bevilacqua, Assistente da Diretoria de Avaliação de Impacto Ambiental da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), falou sobre o projeto de despoluição do Rio Pinheiros. O palestrante descreveu as atribuições da Cetesb e os desafios vinculados ao projeto, salientando a ação de monitoramento que vem sendo realizada – a Cetesb está monitorando 80% de toda a contribuição hídrica da bacia hidrográfica do Rio Pinheiros. Bevilacqua apresentou ainda os resultados observados ao longo dos últimos três anos (2017 a 2020), que demostram um aumento da qualidade da água em consonância com a intensificação das ações de saneamento, em especial na região superior do Rio Pinheiros.


A programação do IX Fórum de Recursos Hídricos foi concluída com uma rodada de perguntas aos palestrantes.





Publicado em 23/03/2021


Voltar para a relação de notícias

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região