Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Produção, vendas internas e demanda dos produtos químicos de uso industrial subiram no primeiro bimestre e nos 12 últimos meses

 

Abiquim

A produção, a demanda e o volume de vendas internas dos produtos químicos de uso industrial cresceram no primeiro bimestre de 2021 em comparação com o mesmo período do ano passado. A produção teve alta acumulada de 3,96%, a demanda cresceu 11% e as vendas internas tiveram elevação de 7,36%, segundo dados do Relatório de Acompanhamento Conjuntural (RAC) da Abiquim.

No entanto, no mesmo período de análise, o volume de importações subiu 22,7% e as exportações recuaram 7,1%. Dessa forma, a participação dos importados no consumo aparente nacional (CAN), resultado da soma da produção mais importação excetuando-se as exportações, no primeiro bimestre foi de 45% contra 41%, em igual período do ano anterior. Já a utilização da capacidade instalada no primeiro bimestre foi de 74%, um ponto acima do mesmo período de 2020.

Nos últimos 12 meses, de março de 2020 até fevereiro de 2021, a produção cresceu 0,69% e as vendas internas 2,82%, em relação aos 12 meses anteriores. Já as importações cresceram 22,2% e as exportações caíram 14,8%. Desta forma a demanda, representada pelo CAN exibiu forte recuperação, de 13,2%, nos últimos 12 meses sobre igual período imediatamente anterior. “A queda nas exportações mostra a priorização dada ao mercado local. E a manutenção do ritmo positivo depende do desempenho econômico, da melhora da competitividade do setor frente aos competidores internacionais e de como a pandemia de Covid-19 impactará os setores clientes da química”, explica a diretora de Economia e Estatística da Abiquim, Fátima Giovanna Coviello Ferreira.

O preço do petróleo no mercado internacional subiu estimulado pela expansão da demanda, o que pressionou o preço da nafta, com reflexos nos preços dos produtos químicos. No Brasil, essa situação é agravada pela desvalorização do real em relação ao dólar e pelo fato da maior parte dos produtos químicos fabricados no País ser formada por commodities, cujos preços acompanham essas oscilações e flutuações. O resultado é que o índice de preços dos produtos químicos no Brasil teve alta real de 27,8% (descontados os efeitos da inflação no País), nos 12 últimos meses encerrados em fevereiro de 2021, em comparação com o período imediatamente anterior.

“A expectativa do setor para manter o crescimento é que o País avance na direção da correção e/ou eliminação dos principais fatores que afetam ou distorcem a competitividade das empresas. Será fundamental encaminhar importantes reformas estruturais, como a tributária e a administrativa, neste ano. Um passo importante foi a aprovação do novo marco legal do gás, que depende agora de sanção presidencial, lembrando que no Brasil o gás natural custa de três a quatro vezes mais do que nos Estados Unidos e Europa. As novas medidas aprovadas ainda levarão um tempo para produzir efeitos nos preços do gás, mas eram absolutamente necessárias para mudar a direção. Mas agora é necessário que as reformas sejam realizadas, especialmente antes da extinção do Regime Especial da Indústria Química – REIQ, o que representará um aumento na carga tributária bem na base da petroquímica nacional”, avalia Fátima.

 

Publicado em 06/04/2021

Com informações da Abiquim


 

Voltar para a relação de notícias

 

 

 

 

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região