Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Indústria não acompanha aumento de demanda gerado pela Covid-19

Pixabay

A falta de competitividade frente à concorrência externa, causada principalmente pelos altos custos com logística, tributos e energia, foram determinantes para que a indústria nacional não se beneficiasse do aumento da demanda por produtos químicos durante o segundo trimestre deste ano. No período em que se deu o auge da pandemia de Covid-19, cresceu a procura por insumos usados no combate e tratamento da doença, como itens para tratamento de água, limpeza em geral, sanitização, gases medicinais, medicamentos etc.

Segundo a mais nova edição do Relatório de Acompanhamento Conjuntural, divulgada nesta terça-feira (04/08) pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), a produção de químicos de uso industrial subiu 11,26%, as vendas internas cresceram 19,53% e o consumo aparente nacional (CAN), que mede o resultado da soma da produção mais importação, excetuando-se as exportações, teve alta de 10,8%, em junho em relação a maio.

A comparação dos dados acumulados do segundo trimestre deste ano com os de igual período de 2019 indica que o CAN cresceu 9,6%. Contudo, observou-se um aumento de 32% nas importações entre abril, maio e junho em relação ao mesmo trimestre de 2019. Para a mesma base de comparação, a produção local recuou 15,10%, enquanto as vendas de produtos nacionais para o mercado local caíram 23,55%.

“Isso deixa evidente a falta de competitividade da produção nacional ao mesmo tempo em que mostra a essencialidade dos produtos químicos, presentes em praticamente todos os demais setores da economia", afirmou Fátima Giovanna Coviello Ferreira, diretora de Economia e Estatística da Abiquim.

Segundo ela, a produção local não tem conseguido acompanhar os ganhos relativos ao aumento da demanda gerada pela Covid-19, perdendo espaço para os produtos importados por causa da elevação dos custos médios de produção no mercado interno, especialmente pela baixa ocupação das instalações, associada aos custos da energia e das matérias-primas. Também estão contribuindo para esse cenário as deficiências de logísticas e a alta carga tributária.

Os dados acumulados do primeiro semestre, conforme o estudo, mostram as dificuldades que a indústria química nacional vem enfrentando. Na comparação com igual período de 2019, o índice de produção recuou 7,74% e o de vendas internas declinou 11,59. Já o CAN, também na mesma comparação e por conta do acréscimo de 22,2% nas importações, subiu 6,8%.

O índice médio de utilização da capacidade instalada no primeiro semestre do ano foi de 69%, ficando aquém da média de 71% verificada no mesmo intervalo de 2019. Nos 12 meses encerrados em junho, as importações sustentaram 46% da demanda do mercado doméstico, mantendo o maior nível histórico observado pela Abiquim em mais de 30 anos de análise.
 

Com informações da Abiquim

Publicado em 04/08/2020


Voltar para a relação de matérias

 

 

 

 

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região