Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Aerossóis - Conselho Regional de Química - IV Região

Aerossóis 

 


 

Freepik

 

Aerossóis são usados em vários produtos, como medicamentos e tintas

Os aerossóis consistem na dispersão de partículas de pequenas dimensões, sólidas ou líquidas, em um meio gasoso. A química dos aerossóis abrange, além da sua produção, suas aplicações em diversos produtos e os seus impactos no meio ambiente. A neblina é um exemplo de aerossol de partículas líquidas, enquanto a fumaça é um exemplo de aerossol de partículas sólidas, dispersas no ar.

Os aerossóis podem ter origem natural (como o aerossol marinho e a neblina) ou industrial. Os aerossóis industriais são sistemas pressurizados constituídos por gotículas de líquidos ou partículas sólidas suspensas num gás (propelente). São utilizados em cosméticos e perfumaria, medicamentos, tintas e vernizes, inseticidas, odorizadores de ambiente etc.

Um produto comercializado na forma de aerossol consiste basicamente em uma embalagem dotada de uma válvula, sendo preenchida com o gás que atua como propelente e o concentrado contendo os componentes específicos de cada formulação.

A fabricação dos aerossóis industriais deve ser conduzida e controlada por profissionais da Química. Além de conterem produtos químicos, estes são mantidos sob pressão. O Químico que atua nessa área deve ter conhecimentos sobre o aerossol com relação à sua eficiência, segurança e seus possíveis impactos ambientais nas condições de produção, envasamento, transporte, armazenagem e aplicação do produto.

O estudo do aerossol atmosférico também exige conhecimentos dos profissionais da área de Química. Os impactos ambientais e efeitos prejudiciais à saúde causados pela presença de determinados aerossóis na atmosfera estão relacionados a uma área importante da Química Ambiental. O material particulado atmosférico pode causar diversos impactos negativos como: diminuição da visibilidade, problemas de saúde (especialmente respiratórios), deposição de sujeira em superfícies, além de potencializar a corrosão atmosférica e favorecer a formação de novas espécies de poluentes, a partir de outros poluentes presentes na atmosfera. Como exemplo de poluição causada por aerossóis pode ser citado o Smog Fotoquímico, que é formado a partir da associação entre a neblina e a fumaça. Smog é a junção de duas palavras inglesas: smoke = fumaça e fog = neblina.

Götz Friedrich/Pixabay 

Smog fotoquímico observado na cidade portuária chinesa de Yantai

Os profissionais da Química também podem atuar na área de Saúde, por meio do estudo da poluição em ambientes internos causada pela emissão de aerossóis. Mais especificamente, essa atuação se dá na área de Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional, por exemplo, em ambientes onde há possibilidade de exposição do trabalhador a atmosferas contaminadas. Nos ambientes industriais, os aerossóis podem ser originados por processos químicos, como combustões, ou físicos, a exemplo de polimentos, pinturas etc. Em outros ambientes, como hospitais e áreas de grande concentração de indivíduos - como nos transportes públicos -, os aerossóis também podem atuar como veículos de propagação de agentes biológicos, como vírus e bactérias.
 

Publicado em maio de 2020

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região