Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Revelado o segredo do violino Stradivarius

Pesquisa confirma a teoria de um professor da Texas A&M University e mostra que os produtos químicos usados para embeber a madeira de violinos foram os responsáveis por seus sons incríveis

Håkan Svensson/ Wikipedia

 

Violino Stradivarius da coleção do Palácio Real de Madrid (1687)

Uma nova pesquisa desenvolvida com a coautoria de Joseph Nagyvary, cientista da Texas A&M University, confirmou que o renomado fabricante de violinos Antonio Stradivari e outros tratavam seus instrumentos com vários produtos químicos, que acabaram sendo responsáveis por seus sons únicos. 

Liderada por Hwan-Ching Tai, professor de química da National Taiwan University, o trabalho identificou pela primeira vez essas substâncias. Os resultados foram publicados no Angewandte Chemie, principal jornal de química da Alemanha.

Joseph Nagyvary, professor de bioquímica da Texas A&M, foi o primeiro a propor a teoria de que os produtos aplicados nos violinos com o intuito de protegê-los das infestações de vermes na época - não tanto a habilidade de fazer o instrumento em si - foi a razão pela qual Stradivari e outros, como Guarneri del Gesu, fizeram instrumentos que produziam sons inigualáveis.

“Todas as minhas pesquisas de muitos anos se basearam no pressuposto de que a madeira dos grandes mestres passou por um tratamento químico agressivo e isso teve um papel direto na criação do grande som do Stradivarius e do Guarneri”, disse Nagyvary.

As descobertas da equipe de pesquisa mostram que bórax, zinco, cobre e alúmen - junto com água de cal - foram usados para tratar a madeira dos instrumentos. “O bórax tem uma longa história como conservante,

Arquivo pessoal Joseph Nagyvary

Nagyvary segura um violino e uma viola com escala em madeira de choupo  
que remonta aos antigos egípcios, que o usavam na mumificação e mais tarde como inseticida”, disse Nagyvary.

Segundo ele, Stradivari e Guarneri poderiam ter percebido que os produtos que usavam proteger a madeira também conferiam a ela alguma resistência mecânica benéfica e vantagens acústicas, métodos que foram mantidos em segredo.

O professor afirma que outras pesquisas são necessárias para esclarecer mais detalhes sobre como os produtos químicos ajudaram a produzir uma qualidade de som tão puro.

“Primeiro, são necessárias várias dezenas de amostras, não apenas de Stradivari e Guarneri, mas também de outros fabricantes do Período Dourado (1660-1750) de Cremona, Itália”, disse ele. “Terá de haver uma maior cooperação entre os restauradores, donos de instrumentos musicais antigos, os fabricantes de nosso tempo e os cientistas que estão realizando os experimentos”.

Nagyvary esteve envolvido com pesquisas relacionadas aos violinos durante grande parte de seus 87 anos. Ele aprendeu a tocar na Suíça em um instrumento que pertenceu a Albert Einstein.
 

 

 

 

Com informações da Texas A&M University
Disponível em:
https://is.gd/texas_uni

Publicado em 19/08/2021


Voltar para a relação de notícias

 

 

 







 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região