Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Abiquim assina protocolo de intenções com o Ministério do Meio Ambiente
 

Divulgação

 

Ministro do Meio Ambiente Joaquim Leite e o presidente-executivo interino da Abiquim André Passos Cordeiro

Em evento ocorrido na última segunda-feira (05/09), a Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) e o Ministério do Meio Ambiente (MMA) assinaram, em Brasília, um protocolo de intenções no qual a entidade se compromete a colaborar com a elaboração do Plano Nacional de Mitigação de Mudanças Climáticas, por meio de suporte técnico setorial, produção de estudos, diagnósticos e outras atividades.

O protocolo de intenções vem na sequência do decreto presidencial de 11.075, de 19 de maio de 2022, que estabelece os procedimentos para a elaboração dos Planos Setoriais de Mitigação das Mudanças Climáticas, institui o Sistema Nacional de Redução de Emissões de Gases de Efeito Estufa e altera o Decreto nº 11.003, de 21 de março de 2022.

A indústria química já tem histórico nesse tema e constantemente inova e desenvolve processos e produtos cada vez mais sustentáveis e com diferenciais competitivos para uma economia de baixo carbono, por meio da iniciativa voluntária do programa global Responsible Care® - Atuação Responsável®, destacando-se, especialmente, por ser provedora de soluções para a mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

“A Abiquim já está comprometida com as discussões nacionais e internacionais sobre o tema, a exemplo de sua participação no Energy and Climate Change Leadership Group do International Council of Chemical Associations – ICCA, e esse protocolo de intenções com o MMA vem reforçar a posição protagonista da indústria química na mitigação às mudanças climáticas”, afirmou André Passos Cordeiro, presidente-executivo interino da Abiquim.

Durante o evento, Passos apresentou ainda a agenda do setor para o desenvolvimento sustentável e reafirmou o compromisso da Abiquim de avançar no diálogo com o MMA para manter a posição do setor como o mais sustentável do mundo. Enfatizou a importância do engajamento do órgão governamental no desdobramento de cada um dos sete temas prioritários para a entidade: Especificação de gás natural; Projeto PNUMA; Gestão de Substâncias Químicas - (PL 6.120/2019); Acordo Global dos Plásticos; Reciclagem avançada;  Reclassificação de pellets plásticos na IMO e Circularidade de plásticos.

 Joaquim Leite, Ministro do Meio Ambiente, se comprometeu a desenhar uma metodologia para endereçar os temas apresentados a partir de informações qualificadas que a Abiquim vem formatando, sobretudo o estudo que a entidade vem produzindo sobre Mercado de Carbono. “Vislumbramos um trabalho aderente ao nosso compromisso nacional de neutralidade climática em uma curva que o setor químico entenda ser possível de executar e entregar”, enfatizou.

Clique aqui para mais detalhes.

Com informações da Abiquim
Publicado em 08/09/2022


Voltar para a relação de notícias

 

 

 



 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região