Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Home
Atualização Cadastral
Áreas de Atuação Profissional
Biblioteca
Bolsa de Empregos
Certidões
Comissões Técnicas
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Cursos e Palestras
Dia do Profissional da Química
Downloads
Eventos
Espaços para Eventos
Fale Conosco
Fiscalização
Formulários
Game
Informativos
Juramento
Jurisprudência
Legislação
Licitações
Linha do Tempo
Links
Localização
Noticiário
Perfil
Planos de Saúde
Prêmios
Publicações
QuímicaViva
Regimento Interno
Selo de Qualidade
Sorteios
Transparência Pública
Siga-nos no Twitter   Conheça nosso Facebook   Nosso canal YouTube   Siga-nos no Instagram
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


CRQ-IV mantém Programa de Divulgação da Química
 
 
O Conselho Regional de Química – IV Região (CRQ-IV) promoveu hoje o primeiro de onze encontros de representantes de cursos que irão ocorrer em 2013, visando dar continuidade ao Programa de Divulgação da Química iniciado em 2011 por ocasião do Ano Internacional da Química (AIQ).
 
A apresentação das diretrizes foi realizada pelo Gerente de Fiscalização do Conselho, Wagner Contrera Lopes, que ressaltou a importância da adesão das instituições de ensino. “O engajamento das escolas é essencial para o sucesso do programa. Trata-se de uma oportunidade de divulgação dos cursos e de aproximação com alunos de Ensino Fundamental – especialmente do 8º e 9º anos - e Médio”, explica.
 
Para Silvanna Leite de Albuquerque Maranhão, coordenadora do curso de Engenharia Química das Faculdades Oswaldo Cruz, “participar do programa é importante para que a instituição de ensino possa apresentar a Química como uma alternativa aos jovens. Além disso, as palestras apresentam o CRQ-IV e a importância do registro na entidade aos futuros profissionais”, ressalta.
 
Participando pela primeira vez de uma reunião do programa organizado pelo Conselho, Daniel Costa Braga, coordenador do curso Técnico em Química do Colégio Paralelo, da Capital, acredita que “todas as partes envolvidas – instituições, Conselho e alunos das escolas participantes – saem ganhando. A Química possui uma relevância expressiva para a sociedade, especialmente como base do desenvolvimento tecnológico, e isso deve ser valorizado”, salienta.
 
A iniciativa também é vista como uma forma de atrair o interesse dos estudantes pela Licenciatura em Química. “De forma geral, verifica-se um progressivo esvaziamento dos cursos de Licenciatura. Na Química, a situação não é diferente. Por isso, iniciativas como esta podem ajudar a garantir a manutenção dos cursos de nível técnico e superior”, defende Sandro de Oliveira, coordenador do curso de Licenciatura em Química das Faculdades Oswaldo Cruz.
 
O programa, que tem o apoio da Secretaria Estadual de Educação, consiste na realização de palestras (com material fornecido pelo Conselho) que mostram as funções e a importância dos profissionais da Química, tendo como foco incentivar jovens estudantes a se interessar pela atividade. Além de instituições de ensino, professores, alunos de cursos de Licenciatura e de iniciação científica na área de Educação em Química, e profissionais do setor interessados também podem participar em caráter voluntário.
 
Todos os participantes terão direito a certificado incluindo a carga horária, que poderá ser aproveitada por estudantes de Licenciatura para o cumprimento do projeto pedagógico. O cadastramento de interessados irá até o dia 15 de maio. O lançamento oficial do programa de palestras será realizado no Dia do Profissional da Química, em 18 de junho, e a previsão é de que o calendário se estenda até o dia 30 de novembro deste ano.
 
Mais informações podem ser obtidas com Andrea de Batista Mariano, do setor de Fiscalização do CRQ-IV, por meio do telefone (11) 3061-6073 e do e-mail andrea.mariano@crq4.org.br.
 
 
 
 
 
Publicado em 09/04/2013
Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região