Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Divulgado o resultado do Prêmio Mulheres Brasileiras na Química 2021


A Sociedade Brasileira de Química (SBQ) e a American Chemical Society (ACS) anunciaram as vencedoras do Prêmio Mulheres Brasileiras na Química, edição de 2021, o qual tem patrocínio do CAS, uma divisão da ACS, e da revista Chemical & Engineering News (C&EN). Confira o resultado por categoria:


 

Currículo Lattes

 

Líder emergente na química e ciências relacionadas

Rafaela Salgado Ferreira Professora adjunta no Departamento de Bioquímica e Imunologia da Universidade Federal de Minas Gerais, recebe esta premiação em reconhecimento aos "feitos de uma notável jovem cientista na Química e ciências relacionadas". Tem experiência no desenvolvimento racional de fármacos, com expertise nas áreas de triagem virtual de bases de dados, docking molecular, modelagem comparativa e biologia estrutural.




   Currículo Lattes
 

Liderança na indústria

Nubia Boechat Andrade Tecnologista sênior da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), recebe esta premiação em reconhecimento a "pesquisas e inovações criativas que levaram a descobertas que contribuíram para o sucesso comercial, e consequentemente, para o benefício da sociedade". Seu foco principal tem sido a PD&I em fármacos, tendo experiência na área de química de organofluorados e de heterociclos, com ênfase em Química Medicinal.


 

 

Currículo Lattes

 

Liderança na academia

Marilia Oliveira Fonseca Goulart Professora titular da Universidade Federal de Alagoas, recebe esta premiação em reconhecimento ao seu "percurso consolidado no meio acadêmico, tendo feito uma contribuição importante para a pesquisa científica em Química, com um impacto global e social". Tem experiência na área de Química e Biotecnologia, com ênfase em Eletroquímica Orgânica, Bioeletroquímica e Química Orgânica.



As ganhadoras serão homenageadas durante a 44ª Reunião Anual Virtual da SBQ em um simpósio específico voltado ao Prêmio, programado para o dia 23 de novembro. Além de receberem comprovantes da premiação oferecidos pela ACS e pela SBQ, cada uma das homenageadas receberá um prêmio em dinheiro de 2 mil dólares, além de outros benefícios – para mais detalhes, confira a chamada de candidaturas para o Prêmio.

"Com esse Prêmio, a SBQ e a ACS buscam dar destaque a mulheres cientistas líderes que tenham feito contribuições relevantes para a Química e ciências relacionadas, além de promover a diversidade de gênero na pesquisa científica", opina Rossimiriam Pereira de Freitas, uma das coordenadoras do Núcleo Mulheres SBQ.



 
  

Fonte: SBQ

Publicado em 04/11/2021


Voltar para a relação de notícias

 

 

 

 

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região