Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


USP de R. Preto e UFScar oferecem bolsas de pós-doutorado
 

IO-Images/Pixabay

O Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP está oferecendo uma bolsa de pós-doutorado no âmbito do projeto "Desenvolvimento de elementos filtrantes micro/nanoestruturados de carbono e aferidos por métodos cromatográficos e espectrometria de massas para produção de água potável”.

O bolsista atuará no desenvolvimento e dimensionamento da produção de membranas e micro/nanomateriais aferidos pelos resultados de técnicas analíticas como espectrometria de massas e HPLC.

O candidato deve ter disponibilidade para viagens e ser afeito à cooperação com laboratórios do Brasil e do exterior, redação de artigos e relatórios técnicos. Doutorado em áreas como Materiais, Engenharia Química ou Química é bem-vindo.

Inscrições devem ser feitas até o dia 21 de julho pelo e-mail do professor Jose Mauricio Rosolen (rosolen@ffclrp.usp.br).

CDMF - Já o Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), está com um vaga de pós-doutorado para interessados em trabalhar no projeto "Eletrodeposição de sulfetos e fosfetos de metais de transição em eletrodos 3D para water splitting”. O objetivo é o desenvolvimento de novos materiais empregando tecnologias de manufatura aditiva aliada à eletrodeposição de sulfetos e fosfetos para seu uso na produção de hidrogênio. Os materiais serão testados visando ao desenvolvimento de um sistema scale up com boa performance e estabilidade.

Os candidatos precisam ter doutorado em Química ou áreas afins, concluído entre um e sete anos, formação científica multidisciplinar e conhecimento experimental nas áreas de corrosão e eletroquímica e materiais para energia. Também devem ter excelente conhecimento prático e teórico em eletrocatálise e técnicas de caracterização de materiais.

As inscrições devem ser enviadas por e-mail para a professora Lucia Helena Mascaro (lmascarosal@gmail.com)  até o dia 26/07, com os seguintes anexos: súmula curricular, MyCitation (Google Scholar) e projeto de no máximo duas páginas descrevendo como as atividades pregressas contribuirão para as metas da pesquisa.

Custeadas pela Fapesp, nos dois casos as bolsas são de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à pesquisa.

Clique aqui para mais informações sobre a oportunidade em Ribeirão Preto e aqui para detalhes sobre a vaga em São Carlos.

 

Com informações da Agência Fapesp
Publicado em 15/07/2021


Voltar para a relação de notícias

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região