Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


LNNano recebe propostas de pesquisa

O Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano), que integra o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), receberá a partir do dia 20 de janeiro propostas de pesquisa que demandam a utilização de um microtomógrafo. A instituição disponibilizará aos aprovados o modelo que utiliza raios X SkyScan 1272.

O equipamento permite a reconstrução tridimensional de diferentes amostras, de forma não destrutiva, com o intuito de revelar detalhes sobre forma e composição das estruturas internas do material, em escala micrométrica. Utilizando a resolução máxima da câmera, é possível resolver estruturas com até 350 nm de resolução nominal.

O microtomógrafo possui uma fonte de raios X de 20 keV a 100 keV. As dimensões da amostra podem chegar a 75 mm de diâmetro e 70 mm de comprimento. O equipamento realiza análises de amostras poliméricas, geológicas, componentes e dispositivos eletrônicos, materiais compósitos, produtos industriais, entre outros. Todas as propostas de pesquisa deverão ser encaminhadas por meio do Portal de Usuários do CNPEM.




Publicado em 16/01/2015
Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região