Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Home
Acesso à informação
Atendimento Presencial
Atualização Cadastral
Áreas de Atuação Profissional
Biblioteca
Bolsa de Empregos
Cadastro de Cursos
Certidões
Comissões Técnicas
Competências e Estrutura Organizacional
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Cursos e Palestras
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Eventos
Espaços para Eventos
Fale Conosco
Fiscalização
Informativos
Juramento
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Licitações
Linha do Tempo
Links
Localização
Logística reversa - Convênio
Noticiário
Ouvidoria
PDQ
Peritos Químicos
Planos de Saúde
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Anunciados os vencedores do Prêmio CRQ-IV de 2022

 

 

Em sessão realizada dia 31/05, o Plenário do Conselho sancionou as avaliações das comissões julgadoras da edição 2022 do Prêmio CRQ-IV, concurso público voltado a estimular a pesquisa entre estudantes de cursos técnicos e superiores da área química e a reconhecer os profissionais que orientarem a elaboração desses projetos. Dividido em três modalidades, o prêmio prevê a divisão entre os vencedores de um total de R$ 30 mil.

A entrega do prêmio ocorrerá no dia 20 de junho, a partir das 19h, durante ato solene no auditório Paulo Kobayashi da Assembleia Legislativa. Na mesma oportunidade, o Conselho celebrará o Dia do Profissional da Química, cuja data oficial é 18 de junho. A cerimônia homenageará, ainda, professores que atuam como representantes de cursos junto ao CRQ-IV – programa que está completando 20 anos de implantação. Também ocorrerá a entrega dos prêmios Geraldo Vicentini e Talentos, conferidos pela Associação Brasileira de Química aos estudantes vencedores da Olimpíada de Química do Estado de São Paulo, cuja etapa final está marcada para o dia 11/06.

A Escola Técnica Estadual Irmã Agostina, da Capital, conquistou pela segunda vez consecutiva o Prêmio CRQ-IV na modalidade Química de Nível Médio. Com autoria das alunas Carolina Volkweis de Oliveira e Helena Isabel Correia Alpalhão e sob a orientação dos professores Klauss Engelmann e Aline Alves Ramos, o time apresentou a pesquisa intitulada Síntese de micropartículas de magnetita dopadas com európio(III) para a recuperação de íons fosfato de efluentes.

Realizada em 2020, a última edição do Prêmio CRQ-IV, na mesma modalidade, teve como vencedor um estudo sobre síntese de biodiesel elaborado por representantes dessa mesma Instituição de Ensino (IE), que integra a rede pública administrada pelo Centro Paula Souza. A Irmã Agostina também possui o Selo de Qualidade CRQ-IV, distinção outorgada pelo Conselho às IEs que mantêm os melhores cursos de formação de profissionais da química no âmbito do Estado de São Paulo.

Na modalidade Química de Nível Superior, o trabalho vencedor foi produzido pela estudante Daiane Batista da Silva, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com orientação da pesquisadora Juliana da Silva Bernardes, do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, também de Campinas. O estudo teve como título Preparação de adesivos via complexação eletrostática de nanofibras de celulose catiônica e nanopartícula negativa. Alunos da Unicamp estiveram entre os vencedores do prêmio nos anos de 2018, 2007 e 1998.

Ligninas: Fotoproteção de Corantes e Oxidação para Obtenção de Quelantes, pesquisa produzida pelos estudantes Tárik Chaves Taha e Ana Júlia Traiba da Silveira, com orientação do Prof. Dr. Adilson Roberto Gonçalves, do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) Campus Rio Claro, foi a ganhadora na modalidade Engenharias da Área Química. Esta é a quinta vez que o professor Adilson Gonçalves ganha o Prêmio CRQ-IV na condição de orientador: nos anos de 2002, 2004 e 2006, quando atuava na Faculdade de Engenharia Química de Lorena; e em 2005, na modalidade Química de Nível Médio, quando trabalhou com alunos do Colégio Técnico de Lorena Prof. Nelson Pesciota, instituição que também possui o Selo de Qualidade CRQ-IV.

  

Publicado em 02/06/2022

 


 

Voltar para a relação de notícias

 

 

 

 

 

Compartilhe:
Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região