Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Osvaldo Serra ganha o Prêmio Walter Borzani

Um dos principais nomes na área de pesquisa e difusão das Terras-Raras no Brasil, o professor Osvaldo Antonio Serra, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) da USP - Ribeirão Preto, é o ganhador da primeira edição do Prêmio Walter Borzani, promovido pelo CRQ-IV. A entrega do certificado e da medalha ocorrerá no dia 13 de setembro, durante cerimônia na sede da entidade, em São Paulo.

Serra dedicou mais de 50, de seus 73 anos de vida, à Química. A paixão pela ciência, segundo suas palavras, se deu quando ainda estava no Colegial, atual Nível Médio. Ingressou na FFCL da USP, quando a instituição ficava na Alameda Glete, no bairro paulistano de Santa Cecília, em 1959, depois de ter sido aprovado em primeiro lugar no vestibular. Fundou e presidiu por duas vezes o Centro de Estudos Heinrich Rhein­boldt, homenagem ao professor alemão que, convidado pelo governo de São Paulo, criou o curso de Ciências Químicas da USP.

O interesse pelas Terras-Raras surgiu quando, ainda estudante, começou a estagiar nos laboratórios da Orquima, indústria química pioneira no processamento de areia monazítica para extração de materiais radioativos. Lá, trabalhou sob a orientação de Pawel Krumholz, importante químico polonês que desen­volveu, no Brasil, diversos processos para separação de elementos das Terras-Raras e produziu trabalhos inovadores sobre carbonilos de metais de transição e complexos polinucleares, segundo relata artigo do professor Eduardo Vichi, da Universidade Estadual de Campinas, publicado em 1983 pela revista Química Nova.

A ida de Serra para o interior se deu em 1969 quando, após defender sua tese sobre trimetafosfatos de elementos lantanídeos, foi convidado pelo professor Waldemar Saffioti a integrar o corpo docente do curso de Química da então FFCL de Araraquara, atual Unesp. Depois, migrou para a USP de Ribeirão Preto.

Ao longo dos anos, Serra obteve quatro patentes relativas às aplicações das Terras-Raras, além de divulgar a importância desses elementos no Brasil, EUA, Europa e Ásia. Também integrou grupos dos ministérios da Ciência e Tecnologia e de Minas e Energia que trataram da prospecção de minerais das Terras-Raras.

Dinâmico, Osvaldo Serra atualmente é sócio da PDT-Pharma, uma indústria que fundou em Cravinhos/SP ao lado de ex-alunos. A empresa produz fármacos e formulações fotossensibilizadoras para o tratamento de degenarações celulares, notadamente o câncer de pele, através da terapia fotodinâmica.

Veja a entrevista concedida por Serra ao Informativo CRQ-IV:

Informativo - Por que o senhor decidiu se candidatar ao prêmio?

Serra - Fui incentivado por alguns ex-alunos e colegas.

Informativo - Qual é a importância dessa conquista?

Serra - É um reconhecimento por mais de 50 anos de exercício profissional como entusiasta da nossa querida Química na academia e, mais recentemente, na indústria.

Informativo - Conheceu o professor Walter Borzani?

Serra - Borzani foi meu professor de Bioquímica Industrial em 1962. A disciplina era oferecida na Escola Politécnica aos alunos do curso de Química da ex-FFCL-USP, que buscavam obter as “Atribuições Tecnológicas” para melhor capacitação na indústria. Seu entusiasmo e conhecimento me impressionaram ao ponto de, recém-formado, quase aceitar uma proposta da Escola Politécnica. Apenas meu grande amor pelas Terras-Raras, as quais conheci em 1961 na ex-ORQUIMA, fez com que optasse pela FFCL.

Informativo - Foi a primeira vez que participou de um concurso promovido pelo CRQ-IV?

Serra - Ainda como aluno de graduação recebi um prêmio do CRQ-IV em 1963, relativo ao trabalho sobre separação de Terras-Raras, que depois foi publicado na revista Tintas e Vernizes, em 1964. O trabalho foi realizado na ex-ORQUIMA entre 1961 e 1962. Também concorri ao Prêmio Fritz Feigl há cerca de 15 anos.


Também foram anunciados os vencedores da edição 2013 do Prêmio CRQ-IV. Saiba mais.

Publicado em 29/05/2013
Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região