Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Fapesp apoiará programa de estímulo a vocações científicas da ABC

Um acordo entre a Academia Brasileira de Ciência (ABC) a Fundação de Amparo a Pesquisa de São Paulo (Fapesp), a ser lançado na próxima quinta-feira, permitirá a reativação do Programa Aristides Pacheco Leão de Estímulo a Vocações Científicas (PAPL). Criado em 1994 pela Academia Brasileira de Ciências (ABC), a iniciativa foi apoiada pela Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), mas após a edição de 2019 foi descontinuada por falta de apoio financeiro. Na nova versão, o programa terá ampliada o número de bolsas e contemplará todas as áreas do conhecimento no âmbito da ABC. Válido por cnco anos, renováveis por mais cinco, o acordo prevê que, a cada ano, 50 alunos de graduação poderão estagiar durante as férias de verão em laboratórios liderados por membros titulares da Academia.

O nome do programa homenageia o neurofisiologista que presidiu a ABC entre 1967 e 1981 e que, em 1993, tornou-se presidente emérito, em homenagem póstuma. O público-alvo PAPL são estudantes vocacionados para as ciências de todas as instituições de ensino e pesquisa do Brasil, que terão a oportunidade de estagiar até 50 dias em laboratórios de excelência.

O programa já apoiou, aproximadamente, 750 estudantes de graduação de todas as instituições de pesquisa e ensino do Brasil. Um grande número desses estudantes manteve-se na vida acadêmica, dedicando-se à pesquisa em programas de pós-graduação (mestrado e doutorado) e pós-doutorado, em seus Estados de origem ou em outros Estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, inclusive no exterior. Alguns são, hoje, docentes e bolsistas de pesquisa do CNPq.

A ABC espera que, com o exemplo da Fapesp, fundações de amparo à pesquisa (FAPs) de outros Estados participem do PAPL, ampliando exponencialmente o número de jovens sendo formados para a ciência e ampliando o intercâmbio de conhecimentos científicos entre todas as regiões do país.

O lançamento da nova versão do programa será realizado em evento na quinta-feira (02/12), às 18h30, e será transmitido pela pelo canal da ABC no YouTube.

Clique aqui para mais detalhes.

 

Com informações da ABC e da Fapesp
Publicado em 29/11/2021


Voltar para a relação de notícias

 

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região