Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Químico Oswaldo Luiz Alves recebe título de Professor Honoris Causa da UFC


 

Ribamar Neto/UFC
  Alves (à dir.) recebeu o título do reitor da UFC, Henry Campos

Ganhador do Prêmio Fritz Feigl, concedido pelo CRQ-IV em 2005, o Químico Oswaldo Luiz Alves foi agraciado no último dia 13 de agosto com o título de Professor Honoris Causa pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Professor titular do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências, Alves mantém colaboração de pesquisa com a UFC desde os anos 1980. Apesar de entender que o País passa por dificuldades, ressaltou que a importância do trabalho científico vem sendo constatada pela sociedade.

"Vivemos uma quadra altamente crítica em nosso País, na qual afloram diariamente problemas políticos, econômicos, éticos, de nepotismo, de intolerância racial e de gênero. As mudanças climáticas, a negação das vacinas e, agora, a negação do desmatamento da Amazônia estão bem no centro dessas posturas de obscurantismo. A despeito de bravatas e desassossegos, a sociedade brasileira vem compreendendo cada vez mais a importância vital da ciência, da tecnologia, das humanidades e da educação", avaliou.

Com o intuito de ilustrar sua fala, o novo professor honoris causa da UFC citou ainda uma frase do escritor português Fernando Pessoa (1888-1935): "Contribuo para engrandecer o Universo, porque quem, vivendo, deixa um verso, deixou mais ricos o céu e a terra, e mais emotivamente misteriosa a razão de haver estrelas e de haver gente".

Para o reitor da UFC, Henry Campos, o momento era de satisfação por acolher um dos personagens mais ilustres do mundo científico nacional no rol de professores honoris causa. Ele valorizou a experiência de Alves nas áreas de nanociências e na espectroscopia Raman por ter gerado 50 artigos científicos produzidos em parceria com pesquisadores da universidade e publicados em revistas internacionais de prestígio.

CURRÍCULO – Oswaldo Luiz Alves é professor do Departamento de Química Inorgânica do Instituto de Química da Unicamp, tendo sido fundador e coordenador científico do Laboratório de Química do Estado Sólido da mesma universidade. É doutor em Ciências (1977) também pela Unicamp, trabalhando com aplicação da espectroscopia vibracional em complexos moleculares. De 1979 a 1981, realizou estágio pós-doutoral no Laboratoire de Spectrochimie Infrarouge et Raman (LASIR) do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS) e da Universidade de Lille
(França).


Sua trajetória é marcada pela elaboração de políticas científicas em diferentes setores. Foi membro do Conselho do Programa de Apoio à Aquisição de Periódicos (PAAP); participou do Portal de Periódicos da Capes (2006-2010); foi consultor da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) para a Área de Nanotecnologia (2007-2015); é membro do Comitê Consultivo para a Área de Nanotecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) desde 2011 e foi membro do Conselho Científico do Instituto Serrapilheira (2017).

Além do Prêmio Fritz Feigl, Alves recebeu diversos outros prêmios e honrarias, nacionais e internacionais, como a Ordem Nacional do Mérito Científico do Governo Brasileiro (Comendador e Grã-Cruz); a Medalha Simão Mathias da Sociedade Brasileira de Química (SBQ); os títulos de pesquisador associado da Academia Mundial de Ciências (TWAS, na Itália), em 2014, e Fellow da Royal Society of Chemistry (Inglaterra), em 2017, entre outros.


Com informações da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC


Publicado em 22/08/2019


Voltar para a relação de notícias

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região