Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Estudantes brasileiros conquistam medalhas na XXI Olimpíada Ibero-Americana


                                                                                         SP4 Comunicação
A delegação brasileira que participou da XXI Olimpíada Ibero-Americana de Química, em Bogotá (Colômbia), no mês de setembro, conquistou medalhas de ouro, prata e bronze. O paulista Vitor Gomes Pires conquistou uma medalha de ouro. Ganharam medalhas de prata o também paulista Pedro Seber e Silva e o cearense Gabriel Ferreira Gomes Amgarten. Já Davi Oliveira Aragão, também do Ceará, ficou com uma medalha de bronze.

Participaram do torneio 17 países, representados por 64 estudantes. Cada país concorre a medalhas com uma equipe de até quatro estudantes, não universitários, com idade inferior a 19 anos, que são escolhidos em processo seletivo de abrangência nacional. "Os bons resultados alcançados nos torneios internacionais de Química se devem ao talento e à competência dos estudantes e é também resultado do trabalho realizado há anos pelos professores e pela organização da Olimpíada Brasileira de Química", afirma o e coordenador geral da Olimpíada Brasileira de Química (OBQ), professor Sérgio Melo.

Segundo o professor, o principal objetivo das Olimpíadas de Química, além de valorização da ciência, é identificar jovens com talento para a Química, objetivando a formação de quadros de excepcional qualidade. Recentemente, em julho, os quatro estudantes premiados na XXI Olimpíada Ibero-Americana também representaram o Brasil na 48th International Chemistry Olympiad (IChO-2016), em Tbilisi (Geórgia), e ganharam duas medalhas de prata e duas de bronze, superando o desempenho de estudantes de países como Alemanha, França, Itália, Grã-Bretanha, Holanda, Espanha e Portugal.

O Programa Nacional Olimpíadas de Química é organizado pela Associação Brasileira de Química (ABQ), com apoio oficial do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e dos Ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e da Educação. A iniciativa também tem o apoio do Conselho Regional de Química - IV Região (CRQ-IV), da Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados (Abiclor) e da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim).

Com informações da SP4 Comunicação


Publicado em 07/10/2016

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região