Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Novos métodos de ensino aproximam a química do dia a dia dos alunos

Freepik


Ensinar química de forma prática e dinâmica tem sido um dos maiores desafios para os professores que atuam nessa área. Para superar as barreiras na aprendizagem, como teorias abstratas, pouca aplicação cotidiana e falta de estrutura, pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) criaram métodos para o Ensino Médio, trazendo a química para o dia a dia dos alunos e tornando o conhecimento mais interessante durante as aulas.

As dissertações de mestrado O ensino de Química a partir de informações de produtos comerciais: desvendando o mistério dos rótulos, que apresenta estudos de química com base em rótulos de produtos consumidos no dia a dia, e Análise de objetos de conhecimento e habilidades de química em casos investigativos e construção de um ambiente virtual voltado para professores do ensino médio, que desenvolveu a plataforma Quimicasos com estudo de casos para professores aplicarem durante as aulas, atuam como facilitadores do ensino dessa disciplina nas escolas.

A primeira iniciativa foi desenvolvida pelo pesquisador Sandro Marcelo da Silva. Para compensar a falta de estrutura e conhecimentos práticos nas aulas de química, ele decidiu adotar rótulos de produtos para ensinar os alunos. A ideia foi criar uma rotina de leitura dos rótulos juntamente com conhecimentos teóricos apresentados em sala de aula, para que “eles tivessem uma interação melhor e tirassem dúvidas observadas por meio das diferenças e informações contidas nos rótulos das embalagens”, explica o pesquisador.

Já o Quimicasos foi criado pela pesquisadora Ellen Diniz com o objetivo de desenvolver um ambiente virtual educacional para ser utilizado por professores de química do Ensino Médio. A plataforma propõe estudos de casos investigativos que abordam fakenews e temas relacionados à química. Todos os casos são pautados em atividades pedagógicas para despertar o interesse dos alunos, que devem participar ativamente para solucionar os problemas.

Ambos os projetos foram desenvolvidos no programa de pós-graduação em rede nacional (Profqui), no campus da USP em Ribeirão Preto oferecido pelo Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. O programa tem sede na Universidade Federal do Rio de Janeiro e integra 22 instituições de todo o Brasil. A iniciativa fomenta atividades e pesquisas para professores atuantes, com aprofundamento de temas da química, revisão e formação atualizada de conhecimentos pedagógicos.

Clique aqui para ler a matéria na íntegra e saber mais sobre as iniciativas.


Com informações do Jornal da USP
Publicado em 29/11/2022


Voltar para a relação de notícias

 

 

 

 

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região