Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Nota oficial: vídeos que associam refrigerante com limão à substância cancerígena são fake news

 

 

O Sistema CFQ/CRQs, que compreende o Conselho Federal de Química e os 21 Conselhos Regionais de Química, vem a público afirmar que o conteúdo que circula em redes sociais associando o hábito de adicionar limões e laranjas em refrigerantes à reação química que produz benzeno (ou benzol) não corresponde à verdade.

Importante destacar que o Sistema CFQ/CRQs mantém uma campanha de combate à desinformação em caráter permanente, e o caso citado se enquadra no que se entende como “fake news”. Ao difundir o referido conteúdo, seus autores tentam falsamente incutir na sociedade um temor infundado, visto que o benzeno é classificado pela Agência Internacional de Pesquisas sobre o Câncer (IARC) como um carcinógeno humano do Grupo 1, ou seja, é capaz de estimular o surgimento da doença.

Em termos técnicos, para que ocorra a reação de formação de benzeno a partir de benzoatos (presente no refrigerante) e do ácido ascórbico (a vitamina C do limão), seriam necessárias condições muito específicas, como presença de metais, além de temperatura elevada, incidência de luz (raios UV-A) e tempo de contato prolongado. Como o refrigerante é consumido gelado e em curto intervalo de tempo, essa reação química se torna inviável.

Para deixar mais claro, a reação natural gerada, promovida em meio ácido, é a formação de ácido benzóico, que é absorvido pelo nosso organismo e é de fácil eliminação, por ser solúvel em água. Tecnicamente, o ácido benzóico não se reduziria diretamente a benzeno, ele se reduziria ao álcool benzílico. E as condições para essa redução não são encontradas no corpo humano.

O benzeno, em concentrações inofensivas, diga-se, está presente inclusive no ar que respiramos. Ele pode vir de fontes naturais, como incêndios florestais e atividades vulcânicas, ou de atividades humanas, como fumar cigarros e a queima de combustíveis de origem fóssil. Aproximadamente 99% do benzeno presente no nosso corpo foi inalado, e não ingerido.


Publicado em 06/02/2023


Voltar para a relação de notícias

 

 

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região