Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Alemão e britânico radicado nos EUA ganham o Nobel de Química

 

Divulgação/Prêmio Nobel

Benjamin List e David W.C. MacMillan venceram o Prêmio Nobel de Química de 2021

 

A Real Academia Sueca de Ciências anunciou na manhã desta quarta-feira que o Prêmio Nobel de Química deste ano foi conferido aos pesquisadores Benjamin List, do Instituto Max-Planck, Alemanha, e ao amerciano David WC MacMillan, da Universidade de Princeton (EUA). Eles foram laureados por estudos que possibilitaram pela criação de ferramentas - chamadas organocatálise assimétrica - que permitiramo desenvolvimento de moléculas. O trabalho, segundo a Academia, teve um grande impacto na pesquisa farmacêutica e tornou a química mais verde.

Conforme o comunicado distribuído pelos organizadores do Nobel, muitas áreas de pesquisa e indústrias dependem da capacidade dos químicos de construir moléculas que podem formar materiais elásticos e duráveis, armazenar energia em baterias ou inibir a progressão de doenças. Este trabalho requer catalisadores , que são substâncias que controlam e aceleram reações químicas, sem fazer parte do produto final. Por exemplo, os catalisadores em carros transformam substâncias tóxicas em gases de escapamento em moléculas inofensivas. Nossos corpos também contêm milhares de catalisadores na forma de enzimas, que esculpem as moléculas necessárias para a vida.

Os catalisadores são, portanto, ferramentas fundamentais para os químicos, mas os pesquisadores há muito acreditavam que havia, em princípio, apenas dois tipos de catalisadores disponíveis: metais e enzimas. Benjamin List e David MacMillan recebem o Prêmio Nobel de Química 2021 porque em 2000 eles, independentes um do outro, desenvolveram um terceiro tipo de catálise. É chamada de organocatálise assimétrica e se baseia em pequenas moléculas orgânicas.

“Este conceito de catálise é tão simples quanto engenhoso, e o fato é que muitas pessoas se perguntam por que não pensamos nisso antes”, diz Johan Åqvist, presidente do Comitê Nobel de Química.

Os catalisadores orgânicos têm uma estrutura estável de átomos de carbono, aos quais mais grupos químicos ativos podem se anexar. Estes geralmente contêm elementos comuns como oxigênio, nitrogênio, enxofre ou fósforo. Isso significa que esses catalisadores são ecologicamente corretos e baratos de produzir.

A rápida expansão no uso de catalisadores orgânicos deve-se principalmente à sua capacidade de conduzir a catálise assimétrica . Quando as moléculas estão sendo construídas, muitas vezes ocorrem situações em que duas moléculas diferentes podem se formar, que - assim como nossas mãos - são a imagem espelhada uma da outra. Frequentemente, os químicos só querem um desses, principalmente na produção de produtos farmacêuticos.

A organocatálise se desenvolveu a uma velocidade surpreendente desde 2000. Benjamin List e David MacMillan permanecem líderes no campo e demonstraram que catalisadores orgânicos podem ser usados ??para impulsionar inúmeras reações químicas. Usando essas reações, os pesquisadores agora podem construir de forma mais eficiente qualquer coisa, desde novos produtos farmacêuticos até moléculas que podem capturar luz em células solares. Desta forma, os organocatalisadores estão trazendo o maior benefício para a humanidade.

Benjamin List nasceu em 1968 em Frankfurt, na Alemanha. Obteve o doutorado em 1997 da Universidade Goethe, em Frankfurt. É diretor e pesquisador do Instituto Max Planck para Pesquisa com Carvão, em Mülheim an der Ruhr, na Alemanha.

David WC MacMillan , nascido em 1968 em Bellshill, Reino Unido. Ph.D. 1996 da Universidade da Califórnia, Irvine, EUA. Professor da Princeton University, EUA. Esta é a segunda vez este ano que um pesquisador de Princeton conquista Nobel. Ontem, Syukuro Manabe foi anunciado como vencedor do Nobel de Física.

Os vencedores do Nobel de Química dividirão o prêmio de 10 milhões de coroas suecas, que equivalem a R$ 6,1 milhões.

Clique aqui para mais informações.

 

Publicado em 06/10/2021


Voltar para a relação de notícias


 

 

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região