Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Exposição de nanoarte aberta até 11 de outubro


CDMF

A exposição “Nanofotografia – a arte no invisível” integra o programa de obras do “1º Festival de Fotografia de São Carlos” e poderá ser vista até o dia 11 de outubro no Museu da Ciência Professor Mário Tolentino, localizado na praça Coronel Salles, s/nº, no centro da cidade.

 

A nanoarte é uma expressão artística recente, oriunda da nanotecnologia. Na verdade, são imagens de materiais obtidas por intermédio de microscópios eletrônicos de alta precisão. A mistura de ciência e arte é capaz de transformar sistemas extremamente complexos em formas simples e proporcionar um melhor entendimento das origens de materiais como prata, ouro e outros compostos sintetizados em laboratório.

 

O objetivo principal é mostrar a face oculta da estrutura dos materiais nanométricos e difundir em forma de arte o conhecimento sobre os semicondutores, suas múltiplas morfologias e propriedades ópticas e elétricas distintas.

 

Nas obras estão as imagens que foram criadas a partir de medidas de microscopia eletrônica. Ao serem coloridas por intervenção artística - as originais são em branco e preto -, surgem figuras muito semelhantes a objetos que nos rodeiam. Assim, os artistas criam uma nova imagem, transformando-a em arte e chamando a atenção para a ciência moderna e seus meandros invisíveis.

 

O Projeto Nanoarte do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é coordenado pelo professor Elson Longo, com supervisão artística do técnico em microscopia Rorivaldo Camargo e do pós-doutorando Ricardo Tranquilin.


Com informações do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF)

Publicado em 16/09/2019

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região