Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Mesa-redonda debate sustentabilidade no setor de saneantes


O Conselho Regional de Química - IV Região (CRQ-IV) e o Sindicato dos Químicos, Químicos Industriais e Engenheiros Químicos do Estado de São Paulo (Sinquisp) realizaram nesta quinta-feira uma mesa-redonda com o tema Como a Tecnologia pode contribuir para a sustentabilidade ambiental no mercado de saneantes. O público presente foi composto por Responsáveis Técnicos, profissionais de pesquisa e desenvolvimento, marketing e empresários do setor. O moderador da mesa foi o profissional Miguel Antônio Sinkunas, membro da Comissão de Saneantes do CRQ-IV.

Wilson Lima apontou vantagens da Química Verde para o meio ambiente
Ao longo do evento, foram apresentadas e discutidas as tendências de tecnologia, produtos e processos sustentáveis na indústria de saneantes. A primeira palestra foi realizada por Wilson Francisco de Lima, da empresa OCC Química, que falou sobre "Química Verde". Segundo ele, a modalidade consiste na utilização de técnicas químicas e metodologias que reduzem ou eliminam o uso de solventes e reagentes ou geração de produtos e sub-produtos tóxicos, que são nocivos à saúde humana ou ao ambiente. "A química verde pode ser encarada como a associação do desenvolvimento da Química à busca da auto-sustentabilidade", ressaltou.

A utilização de insumos que evitam danos ambientais é, de acordo com Lima, uma tendência em diversos segmentos, como no setor de tintas, que atualmente tendem a ser a base de água, substituta de solventes pertencentes à cadeia do petróleo.

Matheus Coldibelli, da Croda, ressaltou importância da busca pela ecoeficiência
"Tendências em produtos e ingredientes para o consumidor" foi o tema da apresentação de Jefferson Santos, diretor de Negócios e Inovação da empresa Innovative Linkage. Para ele, a mudança da percepção do consumidor sobre a importância da sustentabilidade obrigou as empresas a ter, como foco de investimentos, ingredientes inovadores e sofisticados. "Fatores como o impacto ambiental são agora levados em conta pelos clientes para a escolha de produtos de limpeza", exemplificou.

Em sua palestra, o Bacharel em Química Tecnológica Matheus Coldibelli, cientista-líder de Pesquisa & Desenvolvimento na Croda, fornecedora de insumos para indústrias, salientou que a ecoeficiência de recursos deve ser buscada pelas fabricantes de produtos. "Algumas soluções que podem ser adotadas são economia de energia e etapas, alta performance com menor uso de ativos e biodegradabilidade, para não deixar vestígios no meio ambiente", explicou.

Profissionais avaliaram desafios do setor
A última apresentação foi promovida por Sonia Regina Manaf, da empresa Ekotek. Com o tema "Processos Verdes", a palestra detalhou etapas para a implementação de um planejamento voltado para a separação e correto descarte de resíduos gerados por empresas. "Não adianta falar em produtos sustentáveis sem haver cuidados com o meio ambiente", alertou Sonia. Entre as ações consideradas prioritárias, está a correta destinação de embalagens, em parceria com cooperativas de reciclagem.

Conscientização - Representante da Associação Nacional das Empresas de Lavanderia (ANEL) no evento, o Técnico Têxtil Fábio Araújo considerou que a mesa-redonda foi uma oportunidade para aproximar a discussão sobre assuntos ambientais da realidade atual do mercado. "É fundamental que tenhamos uma legislação mais severa e uma fiscalização aprimorada para que mudanças ocorram nos processos produtivos", defendeu. Ele apontou também que um dos desafios a serem enfrentados pelo setor é a conscientização dos clientes. "As empresas procuram desenvolver produtos sustentáveis, que tendem a ser mais caros, mas o consumidor final ainda prioriza a busca por preços mais baixos", complementou Araújo.

Profissional da área de marketing, Aline Simioni atua como gerente comercial na empresa Becker, fabricante de produtos para limpeza doméstica e industrial. Ela participou do debate visando discutir soluções para dificuldades do setor. "O evento foi bastante produtivo e confirmou a minha impressão de que ainda é difícil vender a ideia de sustentabilidade, pois falta um conhecimento mais amplo da sociedade que, em geral, não enxerga os benefícios proporcionados. Por isso, toda a cadeia produtiva deve se envolver em um esforço de divulgação para alterar esse panorama", analisou.  

Clique aqui para conferir fotos do evento na página do CRQ-IV no Facebook.

Clique aqui para ter acesso aos arquivos com as apresentações liberadas pelos palestrantes.





Publicado em 25/09/2014
Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região