Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Livro sobre Química Inorgânica será lançado em Araraquara

O livro Nomenclatura Básica de Química Inorgânica: adaptação simplificada, atualizada e comentada das regras da IUPAC para a língua portuguesa (Editora Blucher), de autoria dos professores Henrique Eisi Toma, Ana Maria da Costa Ferreira, Ana Maria Galindo Massabni e Antonio Carlos Massabni, será lançado nesta quinta-feira (14), às 16h, na biblioteca do Instituto de Química (IQ) da Unesp de Araraquara.

Resultado de um trabalho de dez anos, a publicação apresenta as origens dos termos que expressam a natureza das substâncias, sua composição, estrutura e propriedades, destacando a evolução dinâmica dessa nomenclatura com as teorias que surgiram e evoluíram ao longo do tempo. Os autores realizam uma abordagem simplificada, atualizada e didática do chamado “Livro Vermelho”, obra de referência da União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC). Sua ênfase está nos sistemas inorgânicos e sua leitura proporciona uma convidativa jornada pelo universo que permeia a Tabela Periódica dos Elementos.

O livro, que pode ser adquirido por R$ 34,00 no site da Editora Blucher, terá três exemplares sorteados na seção “Literatura” da edição nº 129 (setembro/outubro) do Informativo CRQ-IV.

Dois dos autores, Ana Maria da Costa Ferreira e Antonio Carlos Massabni, são conselheiros do CRQ-IV. Ana Maria é professora titular do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ-USP), sendo a responsável pelo Laboratório de Bioinorgânica, Catálise e Farmacologia da instituição, que desenvolve estudos sobre novos metalofármacos e seus mecanismos de atuação. Já Massabni é professor titular aposentado e colaborador do IQ da Unesp de Araraquara, onde realiza pesquisa e desenvolvimento de complexos de paládio(II), platina(II), ouro(I) e prata(I) com potencial atividade na inibição de células tumorais e inibição de micobactérias, como a da tuberculose.

Henrique Eisi Toma é professor titular do IQ-USP e diretor do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Nanotecnologia e Nanociências da instituição. Entre outros reconhecimentos, foi ganhador dos prêmios CRQ-IV e Fritz Feigl, oferecidos pelo Conselho. É membro da IUPAC e da Academia Brasileira de Ciências, sendo autor de 350 artigos científicos internacionais.

Ana Maria Galindo Massabni é professora assistente aposentada do IQ da Unesp de Araraquara. Pesquisadora na área de Química e Espectroscopia de Lantanídios, ela desenvolveu suas atividades acadêmicas junto ao Departamento de Química Geral e Inorgânica da instituição.





Publicado em 13/08/2014

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região