Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Comissão faz live sobre hidrogênio verde

Freepik

Produto pode ser obtido pela eletrólise da água, mas com eletricidade de fontes renováveis, como as energias solar e eólica

A Comissão Técnica de Energia do CRQ-IV (SP) promoveu dia 03/11 a live "Introdução ao Hidrogênio Verde”. Os palestrantes foram Claudio Modenesi, Bacharel em Química pela Universidade de São Paulo e membro da Comissão Técnica de Energia do CRQ-IV, e o Prof. Yvan Asencios, Engenheiro Químico e professor adjunto na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Claudio Modenesi abriu a palestra explicando algumas características do hidrogênio. Na natureza, ele só é encontrado na forma de compostos, sendo o principal deles a água. Nas condições ambientais, o hidrogênio é um gás inodoro, incolor e insípido, e na forma de H2(g) é extremamente inflamável. Como é muito leve, ele vai para as altas camadas da atmosfera, sendo extremamente reativo. É o elemento mais abundante no universo, sendo o nono mais abundante na Terra.

Quanto às propriedades do hidrogênio, ele é o elemento químico mais leve da tabela periódica e tem alto poder calorífico, que é a quantidade de energia por unidade de massa. É um gás extremamente explosivo e por isso são necessárias condições especiais de armazenamento e manuseio. Modenesi abordou as formas de produção de hidrogênio, sendo que a maior parte é produzida pela reforma a vapor, que utiliza o gás natural e produz o gás de síntese. Também pode-se ter a produção industrial de hidrogênio a partir de biomassa e de carvão. Outra parcela da produção industrial de hidrogênio é por meio de eletrólise, o que corresponde a cerca de 10% da produção.

O profissional citou os usos industriais de hidrogênio, sendo os principais no refino de petróleo e na produção de amônia para fertilizantes. Outros usos em escala bem menor são para a redução de minérios metálicos, produção de ácido clorídrico, hidrogenação de óleos e gorduras e em soldas. Ele comentou, também, os usos do hidrogênio na produção de álcoois, amônia, água oxigenada, aminas entre outros, e do uso do elemento em equipamentos laboratoriais, como cromatógrafos, e em laboratório de emissões automotivas.

Freepik

 

Transporte e armazenagem de hidrogênio são operações arriscadas

Riscos - Disse que é importante sempre consultar a Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos para manter a segurança durante o manuseio. Explicou que o hidrogênio pode ser transportado em cilindros de alta pressão ou em carretas especiais, equipadas com tubulões, mas chamou a atenção para os riscos dessas operações.

A seguir Modenesi comentou sobre o que significa o hidrogênio indicado por cores: o hidrogênio branco é encontrado em depósitos subterrâneos; o preto é produzido a partir do carvão mineral, emite muitos poluentes e não é usado no Brasil; o castanho é produzido através de lignita, que é muito poluente; o cinza é produzido por reforma a vapor com gás natural; o hidrogênio azul é o hidrogênio cinza com captura de CO2, também chamado de hidrogênio verde; e o hidrogênio azul turquesa é o gás natural ou biogás submetido à pirólise de metano, processo que consome muita energia. Existe, também, o hidrogênio rosa, produzido por eletrólise com energia elétrica gerada por energia nuclear, que apresenta riscos radioativos. Por fim, há o hidrogênio amarelo, obtido a partir de energia solar.

O segundo palestrante foi o Engenheiro Químico e professor da Universidade Federal de São Paulo Yvan Asencios, que abordou especificamente o hidrogênio verde. Ele explicou que esse hidrogênio é produzido a partir de uma matéria-prima renovável e de uma fonte renovável de energia. Mostrou alguns processos para sua obtenção, como por eletrólise da água, um processo que precisa de água e eletricidade em uma célula eletroquímica para acontecer e que deve sempre utilizar energia renovável. Disse que energia renovável pode ser a solar, hidrelétrica, geotérmica e a gerada por biomassa. As energias eólica e solar são as mais comumente utilizadas para a produção de hidrogênio verde atualmente, informou.

Ele explicou os métodos de produção do hidrogênio verde, começando pela eletrólise da água, depois falou da termólise da água, que é a separação das moléculas de água por meio de calor. Abordou a divisão termoquímica da água, que utiliza catalisadores em diferentes etapas em baixas temperaturas. Outra forma é produzir hidrogênio é a partir da biomassa com desidrogenação de moléculas. Existe também a divisão fotocatalítica da água, que é um processo bastante complexo.

Avaliou que que a melhor forma de obter hidrogênio no Brasil é por eletrólise da água. Essa tecnologia é atrativa porque temos recursos naturais renováveis em abundância e é uma matriz energética limpa.
Asencios disse que a produção de hidrogênio verde precisa ser avaliada globalmente para superar barreiras econômicas, logísticas e ambientais. Mostrou como e onde usar o hidrogênio verde, como em turbinas e células de combustível, indicando as reações envolvidas.

No caso do Brasil, o hidrogênio seria usado para a produção local de amônia para fertilizantes, algo que o País importa em grande escala, afirmou. Falou sobre a importância do emprego da mão de obra qualificada e previu que isso gerará muitos empregos para os profissionais com formação na área química.

China, Estados Unidos, Índia e Alemanha são os países mais adiantados em termos de pesquisas sobre o hidrogênio verde; o Brasil se destaca na América do Sul. Disse que no Brasil as pesquisas são financiadas pela CNPq, Finep, Capes e aqui no estado de São Paulo pela Fapesp.

Yvan Asencios finalizou sua apresentação dizendo que o hidrogênio verde é promissor para descarbonizar nossa economia e substituir o petróleo, diminuindo os gases do efeito estufa. Mas um dos desafios é a implementação da logística, com investimentos em tecnologia.

A live está disponível no canal do CRQ-IV no YouTube .

Publicado em 04/11/2022



Voltar para a relação de notícias



Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região