Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Live mostra como usar corretamente o LinkedIn

 

Consultora do Sebrae, Roberta Sodré deu várias dicas sobre como obter resultados com a plataforma

 

Como utilizar a plataforma LinkedIn para criar ou otimizar seu perfil profissional e ampliar suas conexões no mercado de trabalho? Como construir um bom perfil e qual o comportamento esperado nessa rede social? Estas questões foram o ponto central da live LinkedIn: os headhunters estão sempre conectados, promovida nesta terça-feira pelo CRQ-IV em parceria com o Escritório Regional Oeste do Sebrae /SP. A palestrante foi a consultora do Sebrae Roberta Sodré, que é mestre em administração, mentora de orientação profissional voltada ao empreendedorismo e profissional com certificação internacional como coach nessa área.

A gerente de fiscalização do CRQ-IV Andrea Mariano participou da live encaminhando as perguntas dos participantes. Ela lembrou que o objetivo da apresentação é auxiliar estudantes e profissionais da área da química a utilizar da melhor forma possível a ferramenta LinkedIn para inserção no mercado de trabalho, busca de contatos e ampliação das oportunidades profissionais.

Roberta Sodré abriu a live dizendo que o LinkedIn é a maior rede social de negócios do mundo, ela é global e dá dimensão à carreira de quem quer se internacionalizar, tanto de profissionais quanto de empresas. Observou que, como toda a rede social, o LinkedIn exige cuidados e tem sua própria etiqueta.

Ao criar e manter uma conta nessa plataforma é importante ter uma estratégia e entender o que se quer evidenciar, pensar sempre em sua reputação, olhar o que é importante e medir os resultados, disse. Outra questão importante: não adianta mexer no LinkedIn apenas quando se quer mover a carreira; ele é uma rede social, de relacionamento, por isso é preciso atuar constantemente nessa rede. É preciso socializar, salientou.

Segundo Roberta Sodré, sua foto na rede é muito importante porque ela aparece em tudo o que você escrever. Então é necessário que a foto no LinkedIn reflita seu momento atual; cuidado com foto em evento social, com bebida alcoólica, por exemplo, e foto de perfil.

Também é importante editar bem seu perfil: colocar título, cargo, formação; informações sobre você; experiências e destaques. Tudo isso pode ser alterado ao longo do tempo.

Na sequência ela mostrou como preencher os campos do LinkedIn, começando pelo nome: recomendou o uso do nome completo, mesmo se for um nome grande, porque as pessoas podem se lembrar de parte do sobrenome, e daí não haveria confusão com outra pessoa. Ela sugeriu colocar a titulação logo após o nome, para ajudar a se diferenciar.

No item Sobre Você há duas formas de preencher. A primeira, e recomendada pela especialista, é usar palavras chaves separadas por barras, para se trabalhar melhor a pesquisa e deixar pegadas para que os colegas e recrutadores o localizem com facilidade. Incluir ali a vida acadêmica, vida nas empresas que interessam, um assunto no qual seja expert, todos os seus diferenciais. A outra possibilidade é colocar missão de vida ou sua proposta de valor.

Conteúdo é o que vai aumentar sua rede. É importante que a pessoa seja reconhecida com os temas colocados como as palavras chaves. Em destaque: colocar currículo lattes, colocar seus seguidores no Instagram, destacar o que a pessoa está fazendo naquele momento, como a participação em congressos e cursos, por exemplo.

A palestrante chamou a atenção para manter atualizadas suas palavras chaves, sua experiência, os campos e os destaques, para não deixar informações, datas ou números imprecisos. Explicou como usar as Conexões e mostrou as diferenças entre usar a rede no celular e no desktop. Disse que o ideal é ter mais de 500 pessoas em suas conexões e mostrou o uso de ferramentas, como a criação de um QR code do seu perfil para montar um cartão de visita virtual.

A seguir Roberta Sodré navegou por várias páginas e buscas dentro do portal para exemplificar como se busca vagas, como utilizar as conexões, e o que olhar nos perfis de outras pessoas com quem se tem conexões para ampliar a rede de contatos e melhorar sua exposição. Durante a live ela respondeu a uma série de perguntas dos participantes sobre vários dos temas apresentados. O conteúdo da live está disponível no canal do CRQ-IV no YouTube.

 

Publicado em 06/09/2022


Voltar para a relação de notícias

 

 


 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região