Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Live em parceria com Sebrae trouxe dicas de empreendedorismo na área Química

Participantes terão acesso gratuito a programa de consultoria com duração de dois meses. Interessados ainda podem assistir a live e preencher o formulário que foi disponibilizado durante o evento.


Gestão Eficaz nos Negócios
foi o tema da live promovida no dia 8 de março pelo CRQ-IV, em parceria com o Sebrae/SP – Escritório Regional Oeste, e transmitida pelo canal do Conselho no YouTube. O objetivo da parceria é apoiar o empreendedorismo no setor químico e dar aos profissionais da área e gestores de micro e pequenas empresas registrados no Conselho as ferramentas capazes de melhorar o gerenciamento do negócio, aumentando sua produtividade e faturamento.

A live foi mediada por Andrea Mariano, gerente de Fiscalização do CRQ-IV, e contou com dois palestrantes. O primeiro a falar foi o especialista em marketing do Sebrae-SP, Alfredo Firmino de Carvalho. Ele disse que para uma gestão eficaz nos negócios é preciso focar em três áreas principais: marketing, finanças e processos. Mas além disso ele ressaltou que empresas são feitas por pessoas, e por este motivo é preciso manter uma equipe capacitada e bem treinada, capaz de atender bem e proporcionar satisfação ao cliente. Carvalho deu uma série de dicas de marketing para profissionais e empresas, como a importância de montar um calendário editorial para publicar notícias e informações relevantes nas redes sociais. Disse que é importante cadastrar a empresa no "Google Meu Negócio", que é gratuito e funciona quase como uma rede social. Ele também apresentou ferramentas de marketing para auxiliar as empresas a aumentarem suas vendas, e ressaltou a importância de se destacar nas redes sociais por meio de vídeos e de publicidade paga para expandir os horizontes do negócio.

O segundo participante da live foi o consultor do Sebrae-SP Thiago Liberman, que falou sobre gerenciamento das finanças. Segundo ele, as finanças da área empresarial têm regras e ferramentas importantes, seja para quem já possui uma empresa ou para quem quer iniciar no mundo do empreendedorismo. Mostrou que o preço dos produtos ou serviços oferecidos está ligado à estratégia de mercado e à expectativa de faturamento da empresa, e que a questão da precificação é um ponto de risco e de possíveis erros. Ele informou que o Sebrae mantém um programa de acompanhamento de empresas para verificar a evolução de seu faturamento. Em 2021, foi feita uma pesquisa mostrando que mais de 80% das empresas participantes deste programa tiveram relevante aumento de faturamento, cerca de 4%.

Thiago Liberman destacou que é importante checar se o atendimento tem foco no cliente, se a empresa tem preço acessível, qualidade e se atende aos prazos, e indagou os participantes sobre qual a proposta de valor que as suas empresas estão levando ao mercado dentro do segmento de serviços ou indústria em que estão colocadas. Ele trouxe exemplos de faixas de precificação e afirmou que a questão do preço é estratégica; as ferramentas para precificar levam em conta o custo, as despesas fixas, como impostos, o lucro e despesas variáveis. Ele colocou à disposição dos profissionais da química e gestores de empresas da área as ferramentas disponibilizadas pelo Sebrae para gerenciar a precificação da empresa.

A parceria entre o CRQ-IV e o Sebrae/SP prevê ainda a oferta gratuita de um programa de consultoria, com duração de dois meses, que será composta por atividades on-line, incluindo cursos e consultoria personalizada. O calendário de eventos está abaixo. Inicialmente, a parceria está voltada, principalmente, a empresas da zona oeste da capital paulista, mas de acordo com Andrea Mariano, já está em estudo uma ampliação dessa parceria para o interior paulista.

A live permanecerá disponível no canal do CRQ-IV no YouTube até o dia 14 de março. Os interessados em participar do programa de consultoria voltado para a área Química podem, até essa data, preencher o formulário que foi disponibilizado durante o evento (disponível no chat da live).

 

No final do encontro, Andrea Mariano informou que o CRQ-IV e o Sebrae já estão trabalhando na produção de uma nova live, prevista inicialmente para abril, que discutirá o empreendedorismo como forma de carreira. O evento será voltado para profissionais da química que desejam ter seu próprio negócio e recém-formados na área que possuem perfil empreendedor. Mais detalhes serão divulgados em breve.

 

  

Publicado em 10/03/2022
Atualizado em 11/03/2022


Voltar para a relação de notícias

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região