Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Importância da cromatografia na análise de óleos essenciais

 

Tela exibida durante a live organizada pela CTCOS mostra os vários tipos de análises cromatográficas

A Comissão Técnica de Cosméticos (CTCOS) promoveu quinta-feira, 28/07, no canal do CRQ-IV no YouTube, uma live com o tema A Química dos Óleos Essenciais: Análise Cromatográfica. A apresentação foi da Química Industrial e Doutora em Química Orgânica Eveline Costa, com mediação de Matheus Vieira, integrante da CTCOS, Químico Industrial e pós-graduado em Cosmetologia e em Engenharia de Produção.

Eveline abriu a live falando sobre sua experiência profissional e como surgiu seu interesse pelo isolamento de substâncias na área biológica pela cromatografia. Mostrou que esse processo pode ser feito por meio da cromatografia líquida ou gasosa. Explicou as diferenças entre as duas e o que caracteriza a cromatografia planar, que é diferente da cromatografia em coluna.

A palestrante mostrou como se usa um cromatógrafo líquido de alta eficiência (HPLC) e explicou em detalhes sobre como se dão as fases da análise. Trouxe uma representação de diferentes tamanhos e diâmetros de colunas usados no HLPC.

Foi apresentado um esquema mostrando como funciona a cromatógrafo gasoso (GC), o cromatógrafo a gás com detector de ionização por chamas (GC-FID) e do cromatógrafo a gás acoplado com sistema espectrômetro de massa (CG-MS). Esses equipamentos utilizam principalmente os gases hélio, nitrogênio e hidrogênio, que são inertes para não influenciarem na análise. Disse também que na indústria compensa ter um GC com injeção automática, já que ele traz benefícios para o ritmo de trabalho e para a qualidade das pesquisas realizadas.

Quando um dos participantes perguntou qual o diâmetro de coluna deve ser utilizado para determinado trabalho, ela aconselhou a leitura de artigos técnicos que indicam o tipo de coluna que deve ser aplicada na análise de cada óleo essencial. A especialista indicou textos sobre óleos essenciais publicados na revista Química Nova, da Sociedade Brasileira de Química, como uma fonte confiável de conhecimento técnico sobre cromatografia.

O mediador Mateus Vieira salientou a importância da cromatografia no cotidiano de uma indústria. “Na hora de comprar um componente, os preços podem variar muito. Pela cromatografia conseguimos ver a diferença entre produtos oferecidos pelos fornecedores”, o que auxilia a empresa a obter um padrão de qualidade mais apurado em seus produtos finais, disse.

Segundo Eveline, às vezes, quando não temos um padrão, o composto ainda é desconhecido, a cromatografia gasosa vai nos dar a resposta. “Quando você tem duas empresas vendendo o mesmo produto com preços muito diferentes, provavelmente essa diferença é pela forma de extração e só por cromatografia se consegue comprovar isso”, explicou.

A live foi encerrada com a distribuição de duas vagas gratuitas para o curso on-line Desenvolvimento de Produtos Cosméticos a partir da Tecnologia de Produtos Vegetais Ozonizados, que a CTCOS realizará nos dias 5, 12 e 19 de setembro, das 9h às 12 horas. Ganhava a inscrição quem respondesse a uma pergunta formulada por Eveline. Os ganhadores foram Eduarda Duarte e Victor Zajaczkowski.

Participaram da live profissionais e estudantes de São Paulo e de várias cidades paulistas, como Itaquaquecetuba, Jaú, do ABC, Vinhedo, e também de Curitiba (PR), Macapá (AP), Porto Alegre (RS), Três Lagoas (MS), Belém (PA), dos estados de Goiás, Bahia e até do distante Timor Leste, país localizado no sudeste asiático e que foi colônia de Portugal.

A íntegra da apresentação está disponível neste link.

Publicado em 29/07/2022


Voltar para a relação de notícias

 

 

 


 

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região