Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Live falou sobre cosméticos de longa duração

Pixabay.com

A Comissão Técnica de Cosméticos do CRQ-IV promoveu nesta terça feira o seminário Cosméticos para Uso de Longa Duração e Resistentes à Água. Dois palestrantes convidados falaram sobre a importância dos formadores de filmes e as matérias-primas essenciais para tornar os produtos resistentes à água e sem transferência.

 

O Bacharel Maycon Ribeiro, que tem 26 anos de experiência na área

O Bacharel em Química Maycon Ribeiro, que tem 26 anos de experiência profissional nas áreas de proteção solar e produtos para cuidados com a pele, falou sobre Formadores de Filmes, sua Importância e Como Escolher.

O especialista abriu o seminário fazendo uma retrospectiva da indústria de filtros solares no Brasil desse 2005. Ribeiro mostrou como a indústria foi se adaptando às exigências do consumidor, que queria um filtro solar para exposição imediata ao sol, sem esperar os 15 minutos recomendados pelos fabricantes. Há 12 anos, segundo ele, o mercado de dermocosméticos cresceu muito, e atualmente o consumidor mostra para a indústria que sabe da importância do uso do protetor solar.

A seguir ele abordou a importância da formação de filme e questões como sua performance, fixação, proteção, a parte estética e sensorial e a sua estabilidade. Lembrou que o filme vai atuar na homogeneização do produto, na facilidade de espalhar, e como a espessura do filme impacta sobre o tempo de secagem e a interação com a superfície de contato.

Apresentou uma lista de emulsionantes, dos tradicionais aos inovadores, e explicou que é preciso pesquisar muito para achar a melhor fórmula: “Sempre tem que achar a melhor combinação entre estabilidade, resistência à água; tem que pesquisar para achar a melhor combinação de acordo com a necessidade do seu consumidor”.

Depois falou dos emolientes e dos agentes de viscosidade, dizendo que há muitas opções e é preciso escolher com base na necessidade do consumidor. “O universo de formadores de filmes pode ter 907 ingredientes em uma plataforma. Pode ser para cabelo, para pele, para mucosa. Tem polímeros, centenas de opções. Como escolher? Escolher através das experiências feitas e do que existe na literatura”, explicou. Quanto à transferência, sugeriu fixar uma quantidade do produto na pele e contar quanto tempo o filme demora para desaparecer ou não. “Se quero um produto para uso de maquiagem, tem que ser leve, secar e desaparecer logo. Tem que atender à necessidade do consumidor, este é o ponto mais importante”, disse.

Maycon Ribeiro também abordou a questão da legislação dos cosméticos, algumas diferenças existentes na legislação dos Estados Unidos e disse que é importante estar de olho na RDC 30, de 1 de junho de 2012, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Abordou em seguida os tipos de testes, como o teste por força atômica e o teste por microscopia confocal, que consegue avaliar a formação de filme e pode detectar até bactérias na pele.

Tania é diretora da Grant Industries, dos Estados Unidos

A segunda palestrante foi Tania Viana, que tem formação na área de síntese de polímeros, com mestrado concluído na Rutgers University, em New Jersey, Estados Unidos, e é Diretora Técnica Global da Grant Industries, atuando no desenvolvimento de produtos. Ela falou sobre as Matérias-Primas Essenciais para Cosméticos de Longa Duração.

Ela abriu a palestra mostrando dados do mercado mundial de cosméticos e do mercado brasileiro, que é o sétimo maior do mundo. A seguir abordou em detalhes as quatro tecnologias de resinas híbridas para a produção de cosméticos de longa duração, mostrando como elas funcionam e como são suas fórmulas químicas. Mostrou também as reações das resinas híbridas com os polímeros e os benefícios de cada uma dessas tecnologias.

Tania Viana explicou que as tecnologias de cosméticos de longa duração melhoram o conforto, a durabilidade em formulações de maquiagem e promovem mais resistência à água em protetores solares. A seguir, falou sobre as vantagens de resinas específicas, como a tecnologia Silicone crylate Resin, cujo benefício é o efeito brilhante, com pouca transferência, e longa duração.

A executiva mostrou os resultados de uma série de testes com essas novas tecnologias. Apresentou fotos de testes de flexibilidade de resina das diferentes tecnologias e de testes sobre propriedades aprimoradas de adesão e não transferência. As resinas Granresin PMSQ-ID, Granresin MQI-2450 e Granresins MQI-T50 foram as que apresentaram melhor adesão ou resistência à transferência.

Na sequência, listrou uma série de produtos desenvolvidos na empresa em que trabalha, e contou detalhes de sua formulação: uma base para maquiagem, um batom de longa duração com textura cremosa e hidratante, um creme com protetor solar. Disse que as resinas híbridas também podem ser aplicadas em outros produtos, como máscaras para cílios e delineadores líquidos e suas formulações.

Na parte final da live, os palestrantes responderam às perguntas dos participantes direcionadas pelas mediadoras Enilce Maurano Oetterer e Silvana Kitadai Nakayana, ambas Engenheiras Químicas e integrantes da Comissão Técnica de Cosméticos do CRQ-IV. A live teve a presença de mais de 40 participantes e contou com muitos profissionais do interior de São Paulo, como Jaú, Itupeva, Diadema, Campinas, Suzano, São Carlos e um participante do México. Os conteúdos abordados já estão disponíveis no canal do CRQ-IV no YouTube.

Publicado em 30/08/2022


Voltar para a relação de notícias



 

 




 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região