Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Live tratará sobre a regulação do uso medicinal da cannabis - Conselho Regional de Química - IV Região

Live tratará sobre a regulação do uso medicinal da cannabis 

 



Há muitos anos as aplicações das substâncias químicas presentes na planta cannabis são objetos de estudos científicos ao redor do mundo. No campo terapêutico, seu uso no tratamento de algumas doenças já é reconhecido por órgãos reguladores da saúde, inclusive pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O tema estará em discussão na live Cannabis Medicinal - Regulação e Desafios, que será promovida pelo CRQ-IV no dia 27 de outubro, às 19h30.

Neste encontro, Alessandra Bastos, ex-diretora da Anvisa que participou da implementação da norma que regulamenta a autorização sanitária de produtos à base de cannabis no território brasileiro - a resolução RDC 327/2019 -, falará sobre os desafios e as perspectivas da regulamentação da cannabis medicinal no País.


Para contribuir com a discussão dos aspectos químicos e sanitários relacionados ao tema, a live contará ainda com a participação do atual coordenador da Comissão Técnica de Química Farmacêutica do CRQ-IV, Ubiracir Fernandes Filho, que também fez parte do corpo técnico da Anvisa.


Confira o currículo dos palestrantes convidados:

Alessandra Bastos Soares - Farmacêutica formada pela Universidade Metodista de Piracicaba. Possui 21 anos de atuação no mercado farmacêutico como gestora das áreas de assuntos regulatórios, qualidade e logística em empresas fabricantes, importadoras e distribuidoras de Medicamentos, Produtos para Saúde, Saneantes e Cosméticos. Atuou ainda como coordenadora na padronização de produtos farmacêuticos em hospitais da rede pública e privada do Rio de Janeiro e São Paulo. Nos últimos três anos, assumiu como diretora da Anvisa nas áreas de Medicamentos e Produtos Biológicos, Alimentos e Portos, Aeroportos e Fronteiras. Participou, enquanto diretora da Gerência de Medicamentos Específicos/ GMESP - GGMED – Anvisa, dos estudos para a elaboração, publicação e implementação da norma que regulamenta a Autorização Sanitária de Produtos à base de Cannabis no território brasileiro.

Ubiracir Fernandes Lima Filho - Químico Industrial formado pela Universidade Federal Fluminense, mestre em Síntese Orgânica e Produtos Naturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutor em Vigilância Sanitária pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade de Saúde da Fiocruz. Foi membro do setor de Estabilidade do Laboratório Roche e do corpo técnico da Anvisa. Atualmente, participa de pesquisas que envolvem produtos de degradação e outras impurezas de importância sanitária no Laboratório de Tecnologia Farmacêutica da UFRJ. É membro da BioData e da Quiron Corp e membro da Comissão Técnica de Saneantes do CRQ-SP.


Serviço

Cannabis Medicinal - Regulação e Desafios (live)
Data: 27/10/2021, das 19h30 às 21h
Canal do CRQ-IV no YouTube.
O evento é gratuito, não sendo necessária inscrição prévia.
Será emitido certificado para os participantes que responderem a pesquisa que será disponibilizada durante a live.

 





 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região