Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Morre Spencer Silver, o inventor do adesivo do Post-it
 

Stux/Pixabay

 

O Químico Spencer Silver, inventor do adesivo usado nos post-its, morreu no dia 8 de maio, aos 80 anos, na sua residência em St. Paul, no Minnesota, vítima de um episódio de taquicardia ventricular.

Segundo matéria publicada no site Mundo ao Minuto, o químico tentava desenvolver, em 1968, um adesivo capaz de ser usado na construção de aeronaves e, ao falhar no seu objetivo, criou fortuitamente um adesivo acrílico leve e não muito pegajoso. Futuramente, a invenção permitiria que os post-its fossem colados e facilmente removidos das superfícies. Na época, Spencer era cientista sênior na 3M e atuava no desenvolvimento de novas classes de adesivos.

Em 1974, alguns anos depois da invenção de Silver, seu colega Art Fry, pesquisador na 3M, teve a ideia de utilizar o adesivo para evitar que os pedaços de papel que usava para marcar o seu livro de canções caíssem enquanto ele cantava na igreja. Com uma amostra do adesivo de Silver, Art criou um marcador que permaneceu no lugar, sem rasgar as páginas ao ser removido. Surgiu assim o conceito de Post-it® Notes.

O produto foi lançado oficialmente em 1977, na forma de pequenas torres de papéis amarelos, mas começou a fazer sucesso somente em 1980. Hoje, já existem mais de três mil produtos da marca, em diferentes cores e formatos, e o post-it está entre os cinco produtos de escritório mais vendidos nos Estados Unidos. Quando a 3M recebeu a Medalha Nacional de Tecnologia, em 1995, o Post-it foi citado entre os produtos que ajudaram a empresa a conquistar o prêmio.

Divulgação

 

Silver nasceu em San Antonio, Texas, e recebeu seu Ph.D. da Universidade do Colorado. Em 1966, ele se juntou à 3M, onde permaneceu até a sua aposentadoria, em 1996. Durante a carreira, o Químico atuou em pesquisas com copolímeros de bloco de ramificação, imobilização de proteínas, imunodiagnósticos e sintetizou muitos novos monômeros usados em adesivos sensíveis à pressão. Era membro da Carlton Society, sociedade da 3M formada por profissionais que realizaram grandes proezas científicas. Em 1998, ele recebeu a Medalha de Invenção Criativa da American Chemical Society. Ao longo da vida, o inventor teve 37 patentes em seu nome e ganhou vários prêmios.

 



Com informações do Mundo ao Minuto e do National Inventors Hall of Fame

Publicado em 14/05/2021



Voltar para a relação de notícias


 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região