Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Brasil vence Olimpíada Ibero-americana de Química



O Brasil foi o campeão da 23ª Olimpíada Ibero-americana de Química, realizada entre 21 e 28/09 em San Salvador, El Salvador, com participação de 17 países. A equipe brasileira foi composta pelos mesmos quatro estudantes que recentemente trouxe ao país as primeiras medalhas de ouro da International Chemistry Olympiad (50th IChO) que, somadas a uma de prata e uma de bronze, alçaram o Brasil à 12ª posição entre os 76 países participantes

O paulista Vinícius Figueira Armelin, detentor de duas dezenas de outras medalhas, encabeçou a lista de vencedores, seguido do cearense Orisvaldo Salviano Neto, ambos conquistando ouro, enquanto João Victor Moreira Pimentel obteve prata e Ivna Ferreira Lima, bronze.

A Olimpíada de Química do Estado de São (OQSP), ao longo de duas décadas selecionou muitos dos talentos que depois se destacaram nas olimpíadas brasileira e internacionais de química e seguem com sucesso suas carreiras. Contudo, somente o Vinicius Armelin alcançou nota 10,0, atribuída por uma banca composta por 18 doutores em química em junho passado na fase final da OQSP-2018. A nota mais próxima foi atribuída em 2011 a Tábata Amaral de Pontes, detentora de três dezenas de medalhas de competições acadêmicas, que se graduou em Ciências Políticas e em Astrofísica na Universidade de Harvard.

 



Estudantes paulistas lideram Olimpíada Brasileira do Ensino Superior de Química

Anunciada nesta semana, a relação dos 20 primeiros colocados na 1ª Olimpíada Brasileira do Ensino Superior de Química (OBESQ-2018) e nela constam oito estudantes do estado de São Paulo, quatro do Ceará, três do Rio de Janeiro, três do Distrito Federal, um da Bahia e um do Rio Grande do Sul.

O estudante do Instituto de Química da USP de São Paulo (SP) Gabriel Ferreira Gomes Amgarten é o único que tem o nome entre os três vencedores em todas as áreas da prova (Química Geral, Inorgânica, Orgânica, Analítica e Físico-química), seguido de Gabriel Pineschi Braun (Rio de Janeiro) e José Marques Neto (Ceará). Antes de ingressar no IQ-USP, Gabriel fez o ensino médio em Fortaleza e já é detentor de medalhas de bronze da IChO (2017 e 2018) e medalhas de ouro da OIAQ e da OBQ, entre outras.




Publicado em 04/10/2018



Voltar para a relação de notícias


Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região