Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Alesp lança Frente Parlamentar em Apoio à Indústria Química

 

Abiquim

 
 

Nelson Reis, Alex Manente, Thiago Auricchio e Fernando Figueiredo

A Frente Parlamentar em Apoio à Indústria Química do Estado de São Paulo, criada pelo Ato nº 108, de 2019, foi lançada em sessão realizada ontem, no Plenário Dom Pedro I da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP).

 

O grupo será coordenado pelo deputado Thiago Auricchio (PL) e tem o objetivo de aprimorar a legislação e as políticas públicas que contribuam para o aumento da competitividade da cadeia produtiva do setor químico do Estado. Auricchio destacou o apoio do deputado federal, Alex Manente (Cidadania/SP), presidente da Frente Parlamentar da Química (FPQuímica) nacional, e da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) para o lançamento da Frente. Além de ser da região do ABC, local onde está localizado um dos maiores polos petroquímicos do País, Auricchio já participou de reuniões da FPQuímica e conhece os principais pleitos do setor. "Precisamos aumentar interlocução entre o setor público e o privado para promover a competitividade do segmento”, afirmou.

 

O deputado federal Alex Manente, que também é do ABC paulista, destacou a importância dessa representação na Assembleia Legislativa para promover a competitividade do setor. “É fundamental acelerar os investimentos da indústria química, para isso é necessário que o setor tenha matéria-prima a preços competitivos o que permitirá a indústria química competir globalmente. É necessário ter essa discussão em São Paulo para aumentar a geração de emprego e renda”, explicou Manente.

 

O presidente–executivo da Abiquim, Fernando Figueiredo, apresentou o setor no Brasil e em São Paulo e o trabalho desenvolvido pela Abiquim para promover o desenvolvimento sustentável da indústria química. Figueiredo explicou que dois programas poderão contribuir para o aumento da competitividade da indústria química e modificar o País: “A Mesa Executiva da Química, que é uma proposta antiga da Abiquim para discutir a política industrial nacional e os Polos de Desenvolvimento Econômicos para a indústria criados pelo governador João Doria são duas oportunidades para o estado de São Paulo aumentar a geração de renda e empregos”.

 

O presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Químicos para Fins Industriais e da Petroquímica no Estado de São Paulo (Sinproquim), Nelson Pereira dos Reis, que representou o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Paulo Skaf, destacou o papel da indústria química paulista, que conta com muitas pequenas e médias empresas, especializadas no fornecimento de matérias-primas sustentáveis para os demais setores industriais. “Essas pequenas empresas que estão em todo o estado têm realizado muita pesquisa e desenvolvimento para a aplicação desses produtos”.

 

O Sistema CFQ/CRQs foi representando na cerimônia pelo conselheiro federal Wagner Contrera Lopes.

 

Com informações da Abiquim.

Publicado em 25/06/2019

 


 

Voltar para relação de notícias

 

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região