Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Sistema dialoga com FPQ para tratar de PEC danosa à sociedade
 


Nesta semana, o Conselho Federal de Química (CFQ) deu mais um passo em sua estratégia de resistência à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 108/2019 no Congresso Nacional.

Nesta quinta-feira, o presidente do CFQ, José de Ribamar Oliveira Filho, esteve na Câmara dos Deputados para uma audiência preliminar com o deputado Alex Manente (Cidadania-SP). Manente preside a Frente Parlamentar da Química no Congresso e a visita teve como objetivo levar a ele a preocupação do Sistema CFQ/CRQ com a PEC 108 – a proposta prevê o fim da obrigatoriedade do registro nos respectivos conselhos, o que na prática inviabiliza as atividades hoje exercidas.

“Atualmente, o governo federal não direciona recursos do Tesouro para fazer a fiscalização e garantir a segurança da sociedade. Na hipótese de essa PEC ser aprovada, ele assumirá essa responsabilidade?”, questiona Oliveira Filho.

O deputado se disse aberto ao diálogo e pediu tempo para que possa estudar o conteúdo da PEC. Ele ponderou que considera um erro oferecer um tratamento linear a todos os conselhos, que têm natureza, características e relevância diferentes.

Manente integra, como suplente, a Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara – exatamente a comissão em que o a PEC 108 se encontra no momento, aguardando análise de admissibilidade. O deputado paulista acredita que o governo está envolvido em uma série de pautas simultaneamente, o que dificultaria o andamento da PEC.

“Não vejo essa questão da PEC dos conselhos como prioritária para o Executivo neste momento”, afiançou o parlamentar.

O presidente do CFQ levou a Manente o pedido para que ele se alinhe ao trabalho da Frente Parlamentar de Apoio aos Conselhos Profissionais, criada na semana passada. O deputado disse que é signatário da Frente e que pretende ver o escopo de trabalho do grupo para então ingressar ou não.

 

 

Conteúdo produzido pelo Conselho Federal de Química

Publicado em 06/09/2019

 

 

 

 

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região