Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Fórum debate os impactos da pandemia no mercado de trabalho da área química

 


A Comissão Técnica de Ensino Superior do CRQ-IV promoveu hoje, 22, a oitava edição do Fórum de Ensino Superior, realizado em modalidade on-line por meio do canal do Conselho no YouTube. Com foco no tema “Sou químico! Como a pandemia afetou o meu trabalho?”, o evento discutiu os impactos causados pela Covid-19 na indústria química, no mercado de trabalho, no ensino e no aspecto emocional.

 

Arquivo pessoal

 
  Ciro Marino

O ciclo de palestras teve início com Ciro Marino, presidente-executivo da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) e membro do Fórum Nacional da Indústria, que abordou o tema "Como a pandemia afetou o mercado de trabalho para o profissional da Química?” e apresentou uma série de estatísticas levantadas pela Abiquim sobre o setor.

Segundo Marino, além de não ter havido demissões, ocorreu um aumento de 2,2% no total de pessoal ocupado em 2021, comparado ao ano anterior. Os dados apresentados também trouxexram informações sobre a adoção de práticas de segurança nas indústrias químicas, como implementação do teletrabalho para profissionais de áreas administrativas, testagem de funcionários para diagnóstico da Covid-19, ações orientativas, entre outras.

Arquivo pessoal

 
 

Leandro Holanda

 


Na sequência, o Químico e professor Leandro Holanda apresentou a palestra “Metodologias Ativas e Ensino de Química: um olhar para práticas investigativas”, acrescentando ao debate conhecimentos sobre o Ensino Híbrido - onde há uma complementaridade entre o ensino on-line e o presencial, com o auxílio da tecnologia - e as suas diversas modalidades - Rotacional, Flex, À la carte e Virtual Enriquecido.

Segundo Holanda, essas são práticas que colocam o estudante no centro do processo de aprendizagem, promovendo o desenvolvimento de competências como a colaboração, o pensamento crítico e científico. Entre os modelos apresentados, e um dos mais difundidos, está o da “sala de aula invertida”, no qual o aluno aprende os conceitos essenciais antes da aula e depois, junto à turma, discute os conhecimentos adquiridos e realiza atividades práticas com a orientação do professor.

 

Arquivo pessoal

 
  Andrea Cláudia de Souza

O evento chegou ao fim com a exposição do tema “Problemas emocionais oriundos da pandemia”, feito pela psicóloga Andrea Cláudia de Souza, que apresentou estratégias para ajudar a lidar com os sentimentos e melhorar os relacionamentos interpessoais.

O encontro foi mediado pela Química Simone Ávila, membro da Comissão Técnica de Ensino Superior.

Mais informações sobre o VIII Fórum de Ensino Superior estarão disponíveis na próxima edição do Informativo CRQ-IV.

A gravação completa do evento pode ser assistida no canal do Conselho no YouTube.



 



 
 

 

Publicado em 22/10/2021


Voltar para a relação de notícias

 

 

 

 

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região