Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Explosão em laboratório escolar: CRQ-IV fará fiscalização no local


O CRQ-IV realizará hoje, 9, uma fiscalização no laboratório de química de um colégio particular, localizado na zona oeste da cidade de São Paulo, onde ocorreu uma explosão  na última terça-feira. Segundo informações divulgadas pela imprensa, nove alunos do ensino fundamental e uma professora ficaram feridos durante o acidente.

A diligência terá como objetivo apurar o ocorrido, entender os danos causados pelo acidente e, principalmente, verificar se os menores estavam acompanhados por um docente com formação na área Química.

Após a averiguação dos fatos, o CRQ-IV irá deliberar sobre quais medidas poderão ser adotadas.

Atualização - Como noticiado, o Serviço de Fiscalização do CRQ-IV esteve ontem na escola onde ocorreu a explosão, mas não pôde fazer a vistoria porque o local estava passando por perícia da Polícia Técnica. A equipe do Conselho retornará hoje à escola para dar prosseguimento ao trabalho.

O Colégio CSA, onde ocorreu o incidente, divulgou a nota abaixo comentando o fato, mas contradizendo o número de feridos:

Na data de hoje, ocorreu um triste fato no laboratório de química, durante uma aula que estava sendo ministrada nesta escola, CSA Souza e Almeida, que adota o material pedagógico do Sistema de Ensino Objetivo.

Sempre tivemos todo o cuidado em garantir o bem-estar de nossos alunos, em qualquer um de nossos ambientes escolares. O laboratório de química conta com dois professores responsáveis, e um sempre acompanha e auxilia o outro durante as aulas.

Uma professora do ensino fundamental, no intuito de mostrar a importância da ciência, levou as crianças até o laboratório. A professora de química, do laboratório, tentou mostrar um experimento, porém, não aconteceu da melhor maneira, infelizmente.

Imediatamente, acionamos o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Os socorristas prestaram atendimento à professora e a quatro alunos, que foram atingidos pela experiência. Todos estão bem, felizmente.

A direção desta escola lamenta profundamente o fato e reitera que está à disposição das autoridades públicas competentes, para auxiliar na elucidação de todo o contexto.

 

A Sociedade Brasileira de Química (SBQ) também se manifestou sobre o ocorrido:

A SBQ vem a público manifestar sua solidariedade com os alunos e professores da escola CSA - Colégio Souza e Almeida, da cidade de São Paulo. As causas do acidente ocorrido no laboratório de Química (Ciências) da escola ainda estão sendo investigadas. Contudo, a SBQ reforça a essencialidade da Química e seu papel central em processos centrais à vida e ao desenvolvimento econômico. Mas, reitera a importância da devida formação inicial e continuada dos profissionais que trabalham com o ensino de Química e da adoção, intransigente, de medidas de segurança em todos os laboratórios de Ciências do país.

Diretoria e Conselho Consultivo da SBQ




Publicado em 09/02/2022
Atualizado em 10/02/2022


Voltar para a relação de notícias



 

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região