Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Fapesp lança chamada para a constituição de Centros de Ciência 


A Fapesp lançou nesta quinta-feira (27/05) chamada de propostas para a constituição de Centros de Ciência para o Desenvolvimento (CCD-SP), que deverão conduzir pesquisa orientada a problemas específicos e com relevância social ou econômica para o Estado de São Paulo.

A chamada contempla projetos nas áreas de saúde, eficiência energética, agricultura e abastecimento, manufatura e materiais avançados, cidades inteligentes e segurança pública, meio ambiente e sustentabilidade, cultura e economia criativa e esportes.

Os CCD-SP deverão articular em torno desses temas pesquisadores de universidades e instituições de pesquisa paulistas, pesquisadores e gestores de órgãos do governo estadual e de municípios, além de empresas e organizações não governamentais (ONGs), em projetos colaborativos de impacto social ou econômico.

O presidente da Fapesp, Marco Antonio Zago, informou que os Centros de Ciência para o Desenvolvimento integram uma série de iniciativas aprovadas pelo Conselho Superior da Fundação para incentivar pesquisas orientadas a missão. “Essa estratégia expande o espectro de atuação da Fapesp, sem prejuízo de projetos mais tradicionais, cujos recursos seguem preservados.” Zago anunciou também o lançamento do site que indexa programas e projetos da Fapesp aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, marcando o início da celebração dos 60 anos da Fundação a serem comemorados em 23 de maio de 2022.

Os centros irão operar em modelo de cofinanciamento, envolvendo órgãos governamentais (secretarias estadual ou municipal), parceiros adicionais do setor empresarial ou não governamental e a Fapesp. A entidade prevê aportar até R$ 120 milhões por um período de até cinco anos para apoiar os centros selecionados. É obrigatório que, para cada R$ 1 solicitado à Fundação, haja contrapartida financeira idêntica das entidades cofinanciadoras.

As propostas deverão ser apresentadas por equipes capacitadas e com ampla experiência de pesquisa nacional e internacional, governança clara e efetiva, mecanismos de revisão e metas intermediárias de sucesso bem definidas. Os projetos devem ser apresentados por meio do Sistema de Apoio à Gestão (SAGe) até 10 de setembro de 2021.

Clique aqui  para ler mais informações sobre este assunto.

 

Com informações da Agência Fapesp
Publicado em 28/05/2021


Voltar para a relação de notícias

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região