Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Conselho define diretrizes para representantes de cursos


O CRQ-IV iniciou nesta quarta-feira (26) uma série de reuniões que irão ocorrer neste ano (até maio) com representantes de cursos técnicos e superiores da área química. O principal objetivo desses encontros é apresentar uma atualização das informações relacionadas ao registro dos recém-formados no Conselho. Uma das atividades dos representantes de cursos é fazer uma interface entre a entidade e os egressos, de modo a facilitar o procedimento que é obrigatório para o exercício da profissão. Fiscais e pessoal da área de atendimento do CRQ-IV também participaram da reunião para prestar eventuais esclarecimentos.

A reunião foi coordenada pelo Químico Industrial Aelson Guaita, supervisor de Fiscalização do Conselho. Ele também aproveitou a oportunidade para reforçar que uma das atribuições do representante é proferir palestras em suas instituições sobre a regulamentação da profissão, o código de ética e o papel do CRQ-IV enquanto órgão de fiscalização. Tais palestras também devem abordar as ações do Conselho em defesa da profissão, bem como as relacionadas ao fortalecimento técnico da Classe e à divulgação, para a sociedade em geral, dos benefícios proporcionados pelas atividades químicas. Em algumas situações, como na entrega das licenças provisórias, durante as cerimônias de Colação de Grau, esses professores atuam como representantes do CRQ-IV.

Guaita lembrou que o CRQ-IV mantém programas destinados a reconhecer profissionais e estudantes de destaque. Entre eles, citou o Prêmio Lavoisier, que é entregue aos melhores alunos de cada turma de formandos indicado pela própria instituição, e o Prêmio CRQ-IV, que estimula a pesquisa entre os estudantes de cursos da área, valorizando também o professor ou profissional que orientar a pesquisa.

Durante o encontro, o supervisor informou que o Conselho dará prosseguimento neste ano ao Programa de Divulgação da Química (PDQ), que prevê a realização de palestras para alunos do Ensino Fundamental e Médio a respeito da profissão de químico e das contribuições da química para o bem-estar da sociedade. A proposta do programa é desmistificar essa ciência, mostrar que o mercado de trabalho na área é bastante amplo e, com isso, estimular esses jovens a estudar química. A maioria dos representantes de cursos já está engajada no PDQ e o Conselho espera que mais profissionais integrem o programa a partir deste ano.

Selo - Também foi solicitado aos participantes que façam gestões junto às instituições de ensino onde trabalham para que estas se interessem em obter o Selo de Qualidade CRQ-IV. Lançado em 2006, o Selo é um programa destinado a contribuir para a melhoria do ensino, a partir do reconhecimento público dos esforços das instituições em manter um currículo e uma infraestrutura que proporcionem aos seus alunos uma formação condizente com as necessidades do mercado de trabalho.

As próximas reuniões com representantes de cursos ocorrerão nas cidades de Araraquara (28/03), Campinas (02/04), Ribeirão Preto (03/04), Bauru (10/04), São José dos Campos (11/04), Sorocaba (11/04), Piracicaba (15/04), Santos (23/04), São José do Rio Preto (25/04) e Araçatuba (09/05).

Atualmente, encontram-se cadastrados no Conselho 874 cursos técnicos e superiores (oferecidos por 544 escolas) no estado de São Paulo. Destes, 255 possuem representantes junto à entidade. Visando ampliar e modernizar o relacionamento com as instituições de ensino, vem sendo desenvolvido um trabalho para estimular mais escolas a indicarem professores como seus representantes no CRQ-IV.



Publicado em 27/03/2014

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região