Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


"Diálogos com a Química" discute estratégias para alavancar a indústria

Captura de tela YouTube


Na última quinta-feira, 23, a Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), em parceria com a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE), promoveu o evento "Diálogos com a Química". Em sua fala de abertura, o presidente-executivo da Abiquim, Ciro Marino, destacou o objetivo central do encontro: evidenciar a importância da indústria química para o desenvolvimento do País e apresentar propostas para a criação de uma política de Estado para a indústria.

Também participaram da abertura o deputado Afonso Mota (PDT/RS), presidente da Frente Parlamentar da Química, a Secretária Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, Daniela Marques, e o Secretário Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Flávio Rocha.

O primeiro painel apresentado teve como tema "Caráter estratégico da Indústria Química". Marino iniciou sua apresentação com dados sobre a indústria química brasileira, responsável por gerar 2 milhões de empregos diretos e indiretos, respondendo pelo terceiro maior Produto Interno Bruto (PIB) do setor industrial e ocupando o primeiro lugar em arrecadação de tributos federais. A indústria química registrou no ano passado um faturamento líquido na ordem de US$ 142 bilhões.

“Considerando o que a química faz e a riqueza que o Brasil possui, ocupar o 6º lugar no ranking mundial do setor está aquém do que podemos”, disse. O objetivo, segundo ele, é que a indústria química brasileira possa alcançar a 4ª posição no ranking mundial e elevar a sua capacidade produtiva de 70% para 95%. Para isso, as estratégias serão desenvolvidas com foco em quatro eixos: gás natural, energia renovável, saneamento e bioprodutos, como mostra o quadro abaixo, apresentado por Marino durante o painel.

Captura de tela YouTube

 

Em seguida, Edson Terra, vice-presidente da Unidade de Poliolefinas América do Sul e Europa da Braskem, falou sobre o uso crescente de matérias-primas renováveis pela indústria química, que faz com que o setor contribua para uma economia mais sustentável e de baixo carbono. Ele ressaltou que a indústria química brasileira é uma das mais seguras do mundo, seja na segurança de pessoas, processos, meio ambiente e das comunidades que estão em seu entorno. Terra abordou ainda a questão do uso do plástico, utilizado em várias cadeias produtivas, como as da construção civil, embalagens, agricultura, automobilística, saúde e higiene. Para ele, é preciso encontrar soluções que resolvam a questão [de redução do uso do plástico] sem criar outros problemas, como o aumento do consumo de energia, perda alimentar e aumento da emissão de carbono.

Em sua apresentação, o economista Paulo Gala, professor da Fundação Getúlio Vargas, discutiu a importância da sofisticação produtiva para a indústria química brasileira. Nesse ponto, destacam-se países como a Irlanda, Israel, Coréia do Sul e Singapura, enquanto Gana é o país menos sofisticado. O Brasil ocupa uma posição intermediária. Como explicou o economista, um país complexo é aquele capaz de produzir grande diversidade de produtos e de fabricar o que poucos produzem; e quanto mais rico, mais produtos sofisticados ele conseguirá entregar. “O Brasil tem uma capacidade plena de produzir quase todos os produtos químicos que existem no mundo. O que não conseguimos fazer é exportar com relevância, [pois] sua participação no mercado mundial é muito pequena. Isso nos mostra que o Brasil tem uma capacidade enorme e um potencial gigantesco para ser explorado”, concluiu.

Por fim, Glenda Lustosa, Secretária de Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços, falou sobre ações do governo federal para beneficiar o setor químico, como o novo Marco Legal do Saneamento Básico e a criação da plataforma Monitor de Investimento, lançada em maio pelo Ministério da Economia, que disponibiliza dados sobre investimentos e sustentabilidade dos principais setores da economia; e o Plano Nacional de Fertilizantes (PNF), lançado em março com o objetivo de reduzir a dependência do produtor rural em relação aos fertilizantes importados e aumentar a produção nacional.

"Indústria Química Brasileira – a mais sustentável do mundo" foi o tema do segundo painel. Antonio Lacerda, vice-presidente sênior da Basf, reforçou que o uso de matérias-primas e energias renováveis pode ser uma oportunidade de crescimento para o setor. A possibilidade de produzir insumos químicos em escala global e com o selo verde pode tornar o País um exportador líquido de produtos químicos [saldo positivo na balança comercial] . Ele citou ainda exemplos de iniciativas já presentes no mercado ou em fase avançada de desenvolvimento, como o uso de óleo de macaúba na produção de sabão, combustíveis, cosméticos; produção de biocombustíveis e bioprodutos de 2ª geração em escala industrial a partir de resíduos agrícolas; e a produção de biodiesel a partir de óleo e gordura residual.

O novo Marco Legal do Saneamento Básico voltou a ser discutido durante o evento, desta vez pelo executivo Mauricio Russomano, CEO da Unipar. Ele apresentou alguns dados que baseiam a iniciativa: 5,7 milhões de brasileiros não tem acesso a banheiro, 43% das escolas não possuem instalações básicas para lavagem das mãos, 60% dos municípios têm destinação inadequada do lixo. Segundo Russomano, a indústria química tem um papel fundamental nesse setor, atuando na construção da infraestrutura, coleta e tratamento de água e do esgoto. Para o CEO da Unipar, o novo Marco do Saneamento Básico causará impactos positivos não só nas comunidades e no meio ambiente, como na economia, com potencial de benefícios econômicos de mais de 1 trilhão de reais, contribuindo para a recuperação econômica e social do País pós-covid 19.

Na sequência, José Carlos Polidoro, coordenador da Diretoria de Ciência, Tecnologia e Inovações da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, falou sobre o PNF, que será colocado em prática ao longo dos próximos anos, até 2050. Segundo ele, nas últimas décadas houve um aumento de 300% na demanda de fertilizantes, mas a produção nacional enfrentou uma queda de 30%. No último ano, 95% dos fertilizantes utilizados no País foram importados. Faz parte dos pilares do PNF aumentar a produção nacional de fertilizantes e insumos para a nutrição de plantas e alcançar autonomia tecnológica em todos os elos da cadeia, sobretudo na indústria.

Durante o encerramento, Ciro Marino lembrou que a ação “Diálogos com a Química” é permanente e que serão promovidas conversas com grupos de trabalho para que sejam aprofundadas as estratégias que deverão ser adotadas daqui em diante. A ideia é envolver o Executivo, o Legislativo e o setor privado.

 


Publicado em 24/06/2022


Voltar para a relação de notícias

 

 

 

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região