Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Conselho celebra o Dia do Profissional da Química na Alesp

 

Fotos: Alex Silva

 

O presidente do CRQ-IV, Hans Viertler, e o deputado estadual Edson Giriboni durante a abertura do ato solene

Um ato solene no Auditório Paulo Kobayashi da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) na última segunda-feira (20/06) marcou o Dia do Profissional da Química, oficialmente comemorado em 18 de junho, data em que foi promulgada a Lei 2.800/56, que regulamentou a profissão no Brasil. Promovido pelo Conselho Regional de Química IV Região (SP), o evento reuniu 70 convidados e foi transmitido pelo YouTube.

A cerimônia foi aberta pelo deputado estadual Edson Giriboni, do partido União Brasil, que viabilizou sua realização por meio de gestões junto à presidência da Alesp. Ele saudou o trabalho dos Químicos em favor do estado de São Paulo e do Brasil e ressaltou o nível de qualidade da química no País.

Em seguida, o presidente do CRQ-IV, Hans Viertler, fez um resumo do trabalho feito pela entidade nos últimos dois anos (a cerimônia não pôde ser realizada em 2020 e 2021 em função da pandemia) em prol dos profissionais, empresas, estudantes e da sociedade consumidora de produtos e serviços químicos.

Viertler começou destacando as atividades do Conselho junto às escolas e na divulgação da Química, ressaltando ações como o apoio às Olimpíadas de Química, a realização de palestras sobre regulamentação profissional, a distribuição, iniciada neste mês, de 50 mil tabelas periódicas a estudantes matriculados em cursos técnicos e superiores e os prêmios concedidos pelo Conselho a trabalhos de pesquisa. Estas são ações que, segundo ele, extrapolam as atribuições legais do CRQ-IV.

O presidente também lembrou das atividades desenvolvidas pela entidade durante a pandemia de Covid-19, como a intensificação da fiscalização da produção de álcool gel e da campanha contra a instalação das chamadas cabines de desinfecção, que aspergiam produtos de limpeza comum sobre as pessoas. Além da falta de eficácia desses dispositivos, lembrou Viertler, a medida poderia causar graves problemas de saúde.

 
 

  Fernando Lopes (à direita) entrega o Prêmio Talentos ao orientador Victor Paiva

Olimpíada - Na sequência, o professor Fernando Silva Lopes, coordenador da Olimpíada de Química do Estado de São Paulo (OQSP), falou sobre a estrutura da olimpíada nacional, explicando que este é um evento dedicado a estudantes de nível fundamental, médio e superior. Ele contou que normalmente os estudantes brasileiros trazem medalhas ao participar de concursos de química no exterior. O CRQ-IV apoia as Olimpíadas da Química do Estado de São Paulo desde sua primeira edição, realizada há 25 anos.

A seguir, foram entregues os prêmios aos participantes mais bem classificados na OQSP deste ano. O professor Pedro Vitoriano de Oliveira, diretor do Instituto de Química da Universidade de São Paulo, entregou o prêmio Geraldo Vicentini ao aluno da segunda série do Ensino Médio, Enzo Rosenfeld Franco Cabral, do Colégio Etapa de São Paulo. Já o aluno da terceira série do Ensino Médio do Colégio Etapa, de Valinhos, Vinícius Kenji Amano Tanaka foi o vencedor do Prêmio Talentos. Mas como ele não pode comparecer, foi representado por seu orientador, o professor Victor Chida Paiva. O prêmio foi entregue pelo professor Fernando Silva Lopes.

 
Wagner Lopes entrega o troféu a Marta Eliza Bergamo

 

Representantes - Depois, com a entrega de um pequeno troféu, foram homenageados 12 professores que participam há 20 anos do Programa Representantes de Cursos. O superintendente do CRQ-IV, Wagner Contrera Lopes, idealizador do programa, explicou os objetivos e a forma de atuação dos professores participantes, saudando o trabalho dos 12 homenageados que, segundo ele, foram os primeiros a acreditar na importância de fazerem a interface entre o Conselho e as escolas técnicas e de nível superior. Quatro deles estavam presentes à cerimônia: Célia Alem, do Colégio Alem de Rio Claro; Djalma de Melo, da Faculdade de São Bernardo do Campo; Luiz Henrique Sassa, da EMEF e Técnica Química de Luiz Antonio; e Marta Eliza Bergamo, da FIEC de Indaiatuba.

Os troféus dos representantes que não puderam comparecer serão enviados posteriormente. São eles: Antonio Roque Cardoso (São José dos Campos), Claudinei Martins (Santo André), Fernando José Pedro (Catanduva), Hamilton Magalhães Viana (Santo André), João Batista Giordano (Americana), Joel Gutierres (São João da Boa Vista), Laercio Marques Machado (São Paulo) e Luciano de Oliveira Cardoso (Guarujá).

 
 

  Andrea Mariano (à direita) entrega o Selo para representantes da Etep 

Selo de Qualidade - Na sequência, Andrea Mariano, gerente de Fiscalização do Conselho, fez uma apresentação do Programa Selo de Qualidade CRQ-IV, que foi instituído em 2007 com o objetivo de reconhecer os melhores cursos técnicos e superiores da área química ministrados no estado de São Paulo. Na cerimônia, foram entregues placas simbolizando os dois cursos mantidos pela Escola Técnica de Paulínia (Etep) que possuem tal qualificação. Tratou-se, no caso, de recertificações, já que os cursos da Etep possuem o Selo de Qualidade desde 2014. Receberam as placas os professores Helena Onaga e Benedito Accorsi. Também estiveram presentes os professores Edna Gomes Lopes da Cunha e Geremias Silva Santana.

Prêmio CRQ-IV - A parte final da cerimônia foi reservada à entrega do Prêmio CRQ-IV a autores e orientadores. O ganhador de cada modalidade recebe um certificado e a importância de R$ 6 mil. Seu orientador também ganha um certificado e R$ 4 mil. A escola de origem dos vencedores recebe um certificado. Dos prêmios em dinheiro são descontados os impostos pertinentes. O trabalho ganhador na modalidade Química de Nível Médio foi produzido por um grupo da Escola Técnica Irmã Agostina, da capital, que venceu o concurso pela segunda vez consecutiva. A aluna Carolina Volkweis de Oliveira explicou o conteúdo da pesquisa e leu um agradecimento enviado por sua colega Helena Isabel Correia Alpalhão, que não pode participar da cerimônia. O presidente do CRQ-IV, Hans Viertler, entregou o prêmio à estudante e aos seus orientadores, os professores Klauss Engelmann e Aline Alves Ramos. O certificado da Instituição foi entregue ao seu diretor, o professor João Carlos Lima e Silva (Foto 1).

Na modalidade Química de Nível Superior, a orientadora do trabalho vencedor, Juliana da Silva Bernardes, explanou sobre os objetivos da pesquisa e falou em nome da autora, Daiane Batista da Silva, da Unicamp, que também não pode comparecer ao evento. O prêmio foi entregue a ela pelo professor Nelson Cesar Fernando Bonetto, vice-presidente do CRQ-IV (Foto 2).

Por fim, na modalidade Engenharias da Área Química, o orientador do estudo vencedor, professor Adilson Roberto Gonçalves, explicou os objetivos e a metodologia do trabalho. Ele foi escolhido para falar em nome dos autores – Tárik Chaves Taha e Ana Júlia Traiba da Silveira – por ter sido essa a quinta vez que conquistou o prêmio na condição de orientador: nos anos de 2002, 2004 e 2006, quando atuava na Faculdade de Engenharia Química de Lorena; e em 2005, na modalidade Química de Nível Médio, quando trabalhou com alunos do Colégio Técnico de Lorena Prof. Nelson Pesciota. O prêmio ao grupo, que representou a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de Rio Claro, foi entregue pelo deputado Edson Giriboni. Além de engenheiro, o parlamentar comandou a Secretaria Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos entre 2010 e 2014 (Foto 3).

A cerimônia foi encerrada com um coquetel oferecido pelo Sindicato dos Químicos, Químicos Industriais e Engenheiros Químicos de São Paulo (Sinquisp).

Mais fotos do evento estão disponíveis no Flickr. Clique aqui para acessar.

 

VENCEDORES DO PRÊMIO CRQ-IV

 

 
   Foto 1  Foto 2
 

                                            Foto 3 

 

 

Representantes de entidades prestigiaram a cerimônia

Estiveram presentes no ato solene em comemoração ao Dia do Profissional da Química representantes de várias entidades da área. Entre eles, Sergio Sukadolnick, vice-presidente da Associação Brasileira de Transporte e Logística de Produtos Perigosos; Dilceu Scatinello, presidente da Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas; Paulo Cesar de Aguiar, representante de Dover Gomes Martinho, presidente do Sindicato das Indústrias de Tintas e Vernizes do Estado de São Paulo; Marco Antonio Galão, representando Rubens Medrano, presidente da Associação Brasileira dos Distribuidores de Produtos Químicos e Petroquímicos; e Alessandro Kikuchi, assessor parlamentar do vereador Aurélio Nomura, que apoiou a luta do CRQ-IV e da Associação Brasileira Inds. de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes (Abipla) contra a instalação das cabines de desinfecção como meio para combater o novo coronavírus.


Confira abaixo a transmissão do evento feita pelo canal da Conselho no YouTube a partir de imagens geradas pela Alesp:



Publicado em 21/06/2022


Voltar para a relação de notícias

 

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região