Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


CRQ-IV celebra Dia do Profissional da Química


Fotos: Daniel Vorley e Julien Pereira

 

O presidente do CRQ-IV, Hans Viertler, durante o discurso de abertura; evento recebeu 110 convidados

 

Em cerimônia promovida no dia 5 de julho, o CRQ-IV realizou em sua sede a tradicional comemoração do Dia do Profissional da Química. O evento deste ano, que contou com o apoio do Conselho Federal de Química (CFQ), teve a presença de 110 convidados e envolveu a entrega de premiações, além da apresentação de peças e ações da campanha institucional alusiva à data, instituída com a criação do Sistema CFQ/CRQs em 18 de junho de 1956 pela Lei Federal nº 2.800.

 

Na abertura, o presidente do CRQ-IV, Hans Viertler, fez um discurso (clique aqui para obter a íntegra) no qual enalteceu a responsabilidade da Classe Química de "compor a vanguarda científica" do Brasil, especialmente em um momento no qual o País deverá passar por reformas estruturais visando a retomada do crescimento econômico. "Dos Químicos, a sociedade espera sempre uma resposta diferenciada às dificuldades. Por mais que o momento sugira preocupação e contenção, é preciso romper as amarras do pessimismo, ampliar a produtividade e agregar valor ao que se faz na indústria brasileira", ressaltou.

 

O deputado Alex Manente (Cidadania-SP), presidente da Frente Parlamentar da Química, conferiu o Espaço Q com o presidente-executivo da Abiquim, Fernando Figueiredo, e os presidentes do CFQ, José de Ribamar Oliveira Filho, e do CRQ-IV, Hans Viertler

 

Instalado de 18 a 30 de junho na avenida Paulista, período em que recebeu mais de 20 mil visitantes, o Espaço Q foi destacado como a principal iniciativa de divulgação do dia dedicado aos Profissionais da Química feita neste ano pelo CFQ. Parte da estrutura foi reproduzida no salão anexo ao auditório do Conselho como forma de simbolizar a campanha publicitária promovida de forma inédita pela entidade federal, que contou ainda com peças feitas para diversas mídias (rádio, TV, impressa e on-line).

 

Também foram lembrados os 150 anos da Tabela Periódica, com uma referência à página especial de artigos sobre os elementos químicos, mantida na seção QuímicaViva do site do CRQ-IV.

  

 

Daniela Machado, José Antonio Salerno, Carolina Giongo, Marília Pereira e Nelson Bonetto

 

Marco Antônio Roqueto, Daniele Tonon, Josivaldo de Souza Jr., Nádia Garcia, Angélica Ribeiro e Fernando Figueiredo

 

 

  Marcelo Krokoscz, do Colégio Fecap, e José de Ribamar Oliveira Filho, presidente do CFQ

Premiações - Ganhadores de medalhas na Olimpíada de Química do Estado de São Paulo (competição que tem o apoio institucional do CRQ-IV) receberam os prêmios Geraldo Vicentini e Talentos Braskem. O primeiro foi concedido ao estudante Mattias Anders Silva Larson, do Colégio Etapa, de Valinhos. A entrega foi realizada pelo diretor do Instituto de Química da USP, Paolo Di Mascio. Já o segundo foi para Angelo Camprerrer Ruiz, aluno do Colégio Objetivo, da Capital, tendo sido entregue pelo professor Ivano Gutz, também do IQ-USP, coordenador estadual da Olimpíada.

 

O Colégio Fecap, de São Paulo, teve o curso Técnico em Meio Ambiente recertificado pela primeira vez com o Selo de Qualidade CRQ-IV. A placa alusiva ao reconhecimento, válido pelos próximos três anos, foi recebida pelo diretor da instituição, Marcelo Krokoscz, das mãos do presidente do Conselho Federal de Química, José de Ribamar Oliveira Filho.

 

 

Claudio Luis Muller conduziu o Momento Q

 

Como parte das ações relativas ao apoio do CFQ ao evento, a programação contou com o Momento Q, que apresenta temas científicos da atualidade por meio de palestras ministradas por especialistas. Na ocasião, o Engenheiro Químico Claudio Luis Muller falou sobre o setor químico no contexto da transformação digital e da indústria 4.0.

 

A parte final da cerimônia foi dedicada à entrega do Prêmio CRQ-IV. Na categoria Química de Nível Médio, a estudante Marília Gabriela Pereira, as orientadoras Daniela Machado e Carolina Vautier Teixeira Giongo, e o diretor da Etec Getúlio Vargas, José Antonio Salerno, receberam do vice-presidente do CRQ-IV, Nelson César Fernando Bonetto, os certificados. Já na modalidade Química de Nível Superior, subiram ao palco do auditório do Conselho para receber a premiação os alunos Angélica Donato Ribeiro, Josivaldo Marinho de Souza Junior e Nádia Alves Garcia, a professora Daniele Tonon (orientadora) e o representante do Centro Universitário Fundação de Ensino Octávio Bastos (Unifeob), de São João da Boa Vista, o professor Marco Antônio Roqueto. A entrega foi realizada pelo presidente-executivo da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), Fernando Figueiredo.

Após o encerramento, um coquetel patrocinado pelo Conselho Federal de Química
 foi servido aos convidados.



 

 

 

Publicado em 11/07/2019
 


 

Voltar para a relação de notícias
 

 

 

 


 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região