Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Deputados federais criticam MP que ameaça indústria química

*Afonso Motta*, Lucas Redecker**, Jeronimo Goergen*** e Vitor Lippi ****

SatyaPrem/Pixabay


Em todo o mundo, a indústria química é a espinha dorsal do desenvolvimento econômico e social de várias indústrias e do setor agrícola. Podemos dizer, sem receio, que é a indústria das indústrias. Mas o setor está sob ameaça da Medida Provisória 1.034, que tramita na Câmara de Deputados.

O texto, diante do qual ficamos perplexos, está atualmente na Câmara dos Deputados e visa retirar o Reiq – Regime Especial da Indústria Química – que tem por objetivo zelar pela competitividade da indústria química brasileira. A medida vai na contramão do que o setor químico precisa: crescer para que possa gerar ainda mais riqueza e empregos ao país.

Segundo dados do IBGE, em 2020, a indústria química empregou direta e indiretamente dois milhões de trabalhadores e trabalhadoras. São técnicos e engenheiras químicas, operadores de produção, assistentes administrativos, compradoras, vendedores e muitos outros brasileiros. Todos eles com algo em comum: alta qualificação, o que oportuniza uma remuneração que eleva a renda per capita do país.

A medida provisória em questão não se sustenta sob dois pontos de vista fundamentais para o debate que visa mantê-lo ou não: o Reiq foi instituído em 2013 pelo governo como forma de equilibrar a balança desfavorável brasileira em relação ao mercado internacional, já que aqui a carga tributária é o dobro dos EUA por exemplo e a matéria prima custa cerca da 40% a mais que o mercado internacional.

Essa questão não foi endereçada e somente por isso o Reiq já teria justificativa para ser mantido. O setor depende dele para ser competitivo. A reforma tributária poderia ter sido o caminho, mas ela ainda não chegou.

O segundo ponto que precisa ser observado é que o Reiq mantém as indústrias químicas produtivas, sem ele, as indústrias não conseguirão sustentar sua produção no patamar atual e a produção vai cair. Consequentemente, haverá queda de arrecadação. O governo não vai angariar mais arrecadação extinguindo o Reiq, ao contrário. Estamos falando, portanto, de queda de arrecadação, aumento do desemprego e exportação de renda e mão de obra para fora do país.

O pleito do setor químico, portanto, juntamente com uma coalizão de entidade e sindicatos, é que o Reiq seja mantido, que a indústria química seja vista como setor chave para a retomada do país. A química é o alicerce e precisa ser vista como tal.

Além de numerosos, os empregos gerados pelo setor remuneram bem os trabalhadores. Isso se deve ao fato de a indústria química exigir grande qualificação profissional e se basear no conhecimento de processos técnicos. Os funcionários que nela atuam são treinados consistentemente para que suas habilidades sejam aprimoradas a cada dia. Muitas empresas possuem programas próprios de aprimoramento, mas precisam investir mais e mais nesse campo, que não para de demandar por mais qualificação profissional, em especial voltados ao mundo digital.

Outro ponto a ser destacado, é o efeito que a indústria química tem em toda a cadeia, ou seja, ela proporciona que outros setores da indústria também empreguem. Além de ser uma engrenagem do ponto de vista da matéria prima, à medida que abastece as demais indústrias com a essência do elas que precisam produzir, ela também é a mola propulsora do emprego.

Não poderia ser diferente, o Brasil é a sexta maior química do mundo. É quinta maior indústria no Brasil. É a química que permite que o país prospere no agronegócio.

* Presidente da Frente Parlamentar da Indústria Química.

**Presidente da Frente Parlamentar da Indústria do Setor Couro-Calçadista

***Presidente da Frente Parlamentar da Indústria do Mobiliário

****Presidente da Frente Parlamentar Mista da Indústria de Máquinas e Equipamentos

 

Texto veiculado no portal Congresso em Foco
Publicado em 14/05/2020



Voltar para a relação de notícias

 

 


 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região