Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Guia de Laboratório passa por atualização

 

A Comissão de Ensino Técnico do CRQ-IV lançou, em março, a segunda edição do Guia de Laboratório para o Ensino de Química: instalação, montagem e operação. A primeira edição saiu em 2007 e desde então passou a integrar o Selo de Qualidade, programa criado pelo Conselho para certificar cursos de formação de Técnicos da área química. Além da revisão e atualização da legislação pertinente, a nova edição inclui informações adicionais sobre segurança e procurou adotar uma linguagem que facilite a compreensão pelos usuários.

 

A produção do guia se justificou em função da carência de literatura específica voltada à montagem de laboratórios de química com finalidade educacional. Se por um lado o trabalho procurou não se distanciar da realidade de uma escola, por outro foi criterioso ao embasar suas orientações em normas da ABNT e do Ministério do Trabalho. Contou, ainda, com a supervisão técnica do Bacharel em Química Freddy Santiago Cienfuegos Petricic, profissional com vasta experiência na área. Além de trabalhar atualmente como consultor, ele publicou três livros relacionados às atividades desenvolvidas em laboratório.

 

O guia contém orientações sobre projetos (edificação e instalações elétricas e hidráulicas), segurança (sinalização, equipamentos de emergência e de proteção individual), rotulagem de soluções e legislação sobre efluentes e descarte de resíduos. Também inclui três anexos sobre estrutura para funcionamento de um laboratório de ensino técnico, lista os principais grupos de substâncias e relaciona as incompatibilidade de produtos e as reações que o armazenamento incorreto pode provocar.

 

Segundo explicou a Engenheira Química Andrea de Batista Mariano, da Gerência de Fiscalização do CRQ-IV e Coordenadora da Comissão de Ensino Técnico, o guia contém explicações sobre o trabalho consciente dentro de um laboratório, começando com regras básicas de segurança, como o uso de avental longo de mangas compridas sobre a roupa. É importante que sejam observados cuidados como a necessidade do uso de toca por quem tem cabelos cumpridos, não usar anéis ou outros acessórios que podem enroscar nos equipamentos como também, nos casos de joias feitas de ouro ou prata, reagir com determinados produtos químicos: o ouro é sensível ao cloro e ao bromo; a prata oxida quando exposta ao ozônio, gás sulfídrico ou ar com enxofre, salientou. De acordo com a profissional, é recomendado que cada laboratório tenha as instruções, procedimentos e normas de segurança em local visível e que os professores, alu­nos e instrutores tenham conhecimento de seu conteúdo, finalizou.

 

Clique aqui para baixar o arquivo em pdf.

 

 

 
 

Publicado em 30/03/2012

 
Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região