Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


CRQ-IV sedia evento sobre desastres naturais
 
 
 
"Educação em prevenção de desastres naturais" é o assunto do workshop internacional que a Defesa Civil do Estado de São Paulo e a representação brasileira da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) realizam hoje no auditório do CRQ-IV, em São Paulo. Com a participação de Toshitaka Katada, professor da Universidade de Gunma e Diretor do Centro de Pesquisas de Prevenção de Desastres nas Regiões Metropolitanas do Japão, o evento se destina a compartilhar o know-how japonês no atendimento às vítimas de catástrofes, como o tsunami que atingiu o leste do país em março do ano passado. A proposta é transpor e aplicar esse conhecimento à realidade brasileira, onde os desastres naturais mais comuns são as enchentes que ocorrem com frequências nas regiões Sudeste e Sul. Há um ano, no Rio de Janeiro, mais de 900 pessoas morreram por esse motivo.
 
Ao lado do palestrante japonês, o workshop conta com a participação do secretário-chefe da Casa Militar do governo paulista e coordenador da Defesa Civil do estado, Benedito Roberto Meira. Também confirmou presença Carlos Nobre, secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência e Tecnologia, que antes de assumir a função foi coordenador da Rede Clima e diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
 
Integrante da mesa de autoridades que estiveram na abertura do workshop, o presidente do CRQ-IV, Manlio de Augustinis, disse considerar o assunto de grande importância para a segurança e bem-estar da sociedade, razão pela qual cedeu o auditório da entidade tão logo foi procurado pela Jica. Ainda na mesa, quando foi questionado pelo secretário Benedito Meira sobre futuras cessões para outros eventos da Defesa Civil, Augustinis garantiu que o espaço estará sempre à disposição.
 
Perto de 150 profissionais e pesquisadores participam do workshop.
 
 
 
Publicado em 16/08/2012
 
Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região