As instruções desta página destinam-se exclusivamente aos profissionais que já têm registro definitivo.
Os que possuem Licença Provisória devem solicitar orientações à nossa Central de Atendimento pelo telefone 11 3061-6000 ou pelo e-mail crq4@crq4.org.br.
Essa autorização deve ser solicitada por profissionais registrados em outro CRQ e que pretendam exercer, simultaneamente, atividades em seu estado de origem e no estado de São Paulo.
Para solicitá-la, além do formulário (clique aqui para acessá-lo) e da Carteira de Identidade Profissional emitida pelo CRQ de origem (somente o livrete para anotação da autorização), o interessado deverá apresentar cópias simples e legíveis dos seguintes documentos:
Diploma, frente e verso e em folhas separadas. No caso de diplomas que tenham tamanho maior que "A4", a cópia deste deverá ser apresentada, obrigatoriamente, no tamanho "A4".
Histórico Escolar, frente e verso em folhas separadas, com carga horária do curso de formação na área química;
Documentos Pessoais: As cópias poderão ser recusadas se forem produzidas a partir de documentos desatualizados ou em mau estado de conservação.
RG ou Registro Nacional de Estrangeiros;
Cartão do CPF ou situação cadastral na Receita Federal;
Título de Eleitor;
Certificado de Reservista;
Carteira de Trabalho - páginas: foto, nº e série, qualificação civil, último contrato de trabalho e a página seguinte em branco;
Comprovante de endereço residencial.
Obs.: Favor produzir as cópias do RG, CPF e Título de Eleitor numa mesma folha.
TAXAS
As taxas cobradas variam de acordo com o tipo de registro:
Profissionais de Nível Médio: R$ 360,93.
Profissionais de Nível Superior: R$ 556,00.
Forma de pagamento - Apenas via boleto bancário. Siga os passos a seguir para fazer a emissão:
Acesse o link no final dessas instruções.
Na página que será aberta, digite o número do seu CPF e, em seguida, preencha o formulário.
Imprima o boleto.
***ATENÇÃO***
1. Favor gerar o boleto somente após ter preenchido o formulário referente ao Requerimento de Registro.
2. Devido a implantação da Nova Plataforma de Boletos de Pagamento-Cobrança Registrada, o boleto somente poderá ser pago 1 (um) dia útil após a sua geração.
Clique aqui para gerar e imprimir o boleto de pagamento para profissionais de Nível Médio.
Clique aqui para gerar e imprimir o boleto de pagamento para profissionais de Nível Superior.
Caso queira que o documento solicitado seja remetido via Correios, clique aqui para gerar e imprimir o boleto referente à taxa de postagem.
ENTREGA DA DOCUMENTAÇÃO
Há duas maneiras de enviar os documentos:
Via Correios - Siga os seguintes procedimentos:
Junte os comprovantes de pagamento do serviço solicitado (abertura de registro, emissão de nova carteira, transferência, etc.) e o da taxa de postagem aos demais documentos.
Por meio de Sedex ou Carta Registrada, remeta toda a documentação a qualquer escritório do Conselho. Clique aqui para ver os endereços.
Observações:
A remessa da documentação via Correios aos escritórios do Interior deverá ser feita, inclusive, por quem reside na cidade de São Paulo.
Por e-mail, o Conselho lhe enviará um comunicado assim que receber a documentação remetida.
O requerimento será automaticamente desconsiderado se a documentação não estiver acompanhada dos comprovantes de pagamento. Ressaltamos que não são aceitos comprovantes de agendamento.
Caso a correspondência usada pelo Conselho para fazer a remessa do documento requerido seja devolvida por erro de endereçamento ou pelo fato de o carteiro não ter encontrado ninguém no local para fazer a entrega, o interessado terá de recolher outra taxa no valor de R$ 18,00 para que seja feito um novo envio.
Pessoalmente - Siga os seguintes procedimentos:
Se residir na cidade de São Paulo, a documentação deverá ser entregue exclusivamente na sede do Conselho, localizado na rua Oscar Freire, 2039 - Pinheiros. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 15h.
Se residir em qualquer outro município, entregue os documentos exclusivamente no escritório regional do Conselho mais próximo. Clique aqui para ver os endereços e os horários de atendimento.
Não esqueça de juntar à documentação o comprovante de pagamento da respectiva taxa do serviço solicitado (abertura de registro, emissão de nova carteira, transferência, etc.). Ressaltamos que não são aceitos comprovantes de agendamento.
Observações:
Nesta opção, a retirada do documento requerido só poderá ser feita na sede do Conselho, em São Paulo, mesmo que o pedido tenha sido entregue nos escritórios do Interior.
Se preferir receber o documento via Correios, clique aqui para gerar e imprimir o boleto referente à taxa de postagem. O comprovante deste pagamento deverá ser anexado aos demais documentos do processo.
AVISO
O profissional deverá solicitar o cancelamento da autorização de Atuação Simultânea tão logo tais atividades forem concluídas. Do contrário, as anuidades do exercício seguinte - a serem cobradas por este CRQ e pelo Regional de origem - serão devidas.
Siga as seguintes orientações para solicitar o cancelamento:
Escreva um comunicado informando a cessação da atividade simultânea.
Caso o interessado seja ex-funcionário da empresa, deverá apresentar cópia simples e legível da Carteira de Trabalho - páginas: foto, nº e série, qualificação civil, último contrato de trabalho e a página seguinte em branco;
Profissional autônomo ou sócio, deverá apresentar documento comprovando que não presta mais serviços ou Contrato Social;
Ex- Responsável Técnico deverá preencher o formulário de baixa de Responsabilidade Técnica, clique aqui;
Devolução da Carteira de Identidade Profissional de químico (somente o livrete para anotação do cancelamento);
AINDA TENHO DÚVIDAS
Clique aqui se ainda persistirem dúvidas sobre este assunto.