Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Nov/Dez 2009 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Profissional perde vaga em concurso


Por ter optado em não fazer o regis­ tro no CRQ-IV tão logo concluiu seu curso, um Engenheiro Industrial Químico foi eliminado do concurso público realizado pela estatal Indústrias Nuclea-res do Brasil (INB), do Rio de Janeiro. O inusitado dessa história é que o profissional havia se classificado em 11º lugar e aguardava, desde 2006, a convocação para assumir o cargo, o que aconteceu em setembro passado.

Uma das exigências do edital do con­ curso era que os aprovados apresentas­ sem toda a documentação assim que fossem convocados. Um dos docu­ mentos era a “identidade de classe”, ou seja, a Carteira de Identificação Pro­ fissional, expedida pelo CRQ da juris-dição de domicílio do candidato.

Apesar de ter se formado em 2005, o profissional somente compareceu ao CRQ-IV para dar entrada no pedido de registro em 15 de setembro passado. Uma vez ser impossível a concessão imediata do registro e a consequente emissão da carteira, no mesmo dia 15 o profissional solicitou a emissão de uma certidão na qual constasse que seu pedido de registro estava em tramitação. A certidão lhe foi entregue em 17 de setembro, um dia antes do prazo final estabelecido pela INB para entrega da documentação pelos aprovados.

O processo de registro continuou acelerado, tendo sido concluído dia 24 do mesmo mês, com a respectiva en­ trega da carteira.

Toda essa correria, porém, resultou infrutífera. Em 16 de novembro, con­ forme publicado no Diário Oficial da União, a INB veiculou edital anunciando a eliminação do candidato por duas razões: 1) A certidão apresentada por ele no lugar da carteira não continha o número de inscrição no Conselho (e nem poderia conter mesmo, posto que tal número é definido durante o processo de expedição da carteira); 2) Posteriormente, utilizando-se de meio não previsto no edital do concurso, o candidato “encaminhou cópia da identidade de classe, (...), configurando que na data da sua apresentação, a mesma não existia, caracterizando o não cumprimento da determinação”.

Perda de oportunidade - Desde que não esteja trabalhando em atividade privativa, ninguém é obrigado a se registrar no CRQ-IV tão logo se forme. Pessoas interessadas em atuar em órgãos públicos, aliás, geralmente só pensam em fazer o registro depois de aprovadas nos concursos. Se por um lado tal opção representa o não desembolso, num primeiro momento, das taxas cobradas pela inscrição e expedição de carteira (que hoje somam R$ 85,10), por outro pode significar a perda de uma oportunidade de trabalho, como o caso aqui relatado.

Entre a entrada do pedido de regis­ tro até a entrega da carteira, o prazo do trâmite processual varia de 30 a 40 dias. Quando surgem casos de profissionais que procuraram a entidade alegando urgência na expedição do documento por razões de concurso público, sempre que possível, a solicitação de registro é “encaixada” na sessão seguinte do Plenário do CRQ-IV, instância responsável pela concessão do registro.

Este caso pode servir de alerta para outras pessoas. Talvez seja mais prudente providenciar logo o registro a correr riscos desnecessários. As citadas taxas sempre serão devidas, mas quem estiver desempregado ou cursando pós-graduação sem auferir renda poderá ingressar, juntamente com o pedido de registro, com a solicitação de dispensa da anuidade.





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região