Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Nov/Dez 2000 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Site faz aniversário e é reformulado


Pouco mais de um ano após ter entrado no ar, o site do Conselho acabou de passar por uma ampla reformulação que buscou tornar a navegação mais rápida e agradável. Com design totalmente modificado, o endereço do conselho na Web passa a contar com um sistema de busca rápida, baseado no software Alkaline, fornecido (gratuitamente) pela empresa suíça Vestris Inc. Para manter seu público ainda mais informado sobre temas da área, o site também passa divulgar os boletins semanais produzidos pela Sociedade Brasileira de Química. Outra novidade: os visitantes poderão se cadastrar para serem avisados por e-mail sobre a disponibilidade de novas edições do Informativo CRQ-IV.
A reformulação do site seguiu as tendências vigentes na Internet. Janelas produzidas com tecnologia Java abrem-se automaticamente quando o cursor do mouse é passado sobre as opções do menu superior da página. Assim, ao passar o cursor sobre, por exemplo, a opção "Registro", uma lista com vários tópicos relacionados ao assunto é exibida. Basta escolher um e clicar sobre ele para acessar a página correspondente.
 
A reforma também procurou resolver as dificuldades de navegação reportadas por usuários. Um exemplo: antes, para localizar o modelo de contrato de prestação de serviços que os responsáveis técnicos autônomos devem firmar era preciso clicar nos botões "Registro", "Empresas" e finalmente localizar o contrato entre os itens necessários ao registro de pessoas jurídicas. Com a mudança, a localização pode ser feita simplesmente colocando o cursor do mouse sobre a opção "Responsabilidade Técnica" do menu superior. Além do contrato, a janela que se abrirá mostrará as seções "Conceituação", que traz uma detalhada explicação sobre o significado dessa atividade, e "Termo de RT", um outro documento que os responsáveis devem assinar e enviar ao Conselho.
 
A localização desses documentos poderia ser feita pelo sistema de busca rápida, mas neste caso esta não seria a maneira mais eficiente. Explica-se: imagine que no campo da busca rápida fosse digitada a palavra-chave "contrato". Ao ser acionado, o sistema listaria todas as páginas que citam aquela palavra, desde a que tem o contrato propriamente dito até as que contêm leis ou matérias do Informativo onde a palavra foi usada. Seria, então, necessário abrir página por página até encontrar o que se está procurando. A busca rápida, portanto, deve ser usada depois de uma pesquisa prévia sobre o menu superior. Ela, porém, é indispensável quando se quer, por exemplo, descobrir se o site tem disponíveis artigos técnicos sobre determinados assuntos, livros divulgados etc.
 
CADASTRAMENTO - O novo site passará a oferecer aos leitores do Informativo a opção de se cadastrem com a finalidade de serem avisados sobre a publicação de novas edições. Quem se cadastrar receberá a notificação por e-mail e não correrá mais o risco de perder a chance de participar - em virtude de falhas na distribuição da versão impressa - das promoções, palestras, cursos e tomar conhecimento dos outros assuntos publicados. Além de saber primeiro sobre a disponibilidade de cada edição, o cadastrado poderá baixar uma versão completa em Acrobat (PDF) para imprimir o jornal em sua casa ou empresa.
 
Outra inovação é a Agenda de Eventos, Cursos e Palestras. A consulta poderá ser feita por área de interesse ou data, o que agiliza a pesquisa. Por sua vez, as empresas, entidades e instituições de ensino que promoverem eventos relacionados à química poderão cadastrá-los gratuitamente.
 
O novo site está funcionando desde o dia 04 de dezembro. O Conselho pede que os interessados naveguem pelo endereço para testar as modificações e enviem comentários para a Assessoria de Comunicação (comunica@crq4.org.br).




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região