Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jan/Fev 2001 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

CREA: Jurídico publica 2ª edição da apostila


O Departamento Jurídico acaba de lançar a 2ª edição da apostila "Defenda sua empresa". Trata-se de um trabalho destinado a explicar como as pessoas jurídicas vinculadas ao CRQ-IV podem se defender das investidas do CREA-SP.
 
Escorado em interpretações legais discutíveis, aquele órgão vem exigindo o registro de empresas do setor químico e a indicação de responsáveis técnicos. As que se recusam a cumprir as exigências por já estarem regularizadas perante o CRQ-IV são ameaçadas com a aplicação de multas e abertura de processos judiciais.
 
De forma detalhada, a apostila mostra os passos a serem tomados. Além de fornecer modelos de defesa que precisam ser apresentados durante a fase administrativa, o volume dá sugestões sobre que poderá ser feito nos casos que chegarem aos tribunais. A apostila contém, ainda, pareceres de importantes juristas e dezenas de decisões judiciais contrárias às pretensões do CREA-SP.
 
Lançada em setembro de 1999, a primeira edição da apostila foi enviada para aproximadamente 300 empresas que estavam passando por esse problema. Ano passado, outras 265 procuraram ajuda do Departamento Jurídico. A iniciativa do Conselho nessa área tem surtido resultados. Apesar de ter autuado administrativamente várias empresas, não há notícias de que o CREA-SP iniciou procedimentos judiciais contra elas. Por outro lado, três empresas atendidas ingressaram com ação para tentar o cancelamento do registro que foram obrigadas a fazer naquele órgão, informou a gerente do Departamento Jurídico, Cátia Stellio Sashida.
 
Assistência
 
O apoio do Conselho não está restrito ao fornecimento da apostila. A entidade também continua prestando assessoria jurídica, dispondo-se, inclusive, a atuar como assistente em eventuais processos judiciais, lembrou Cátia Sashida. Em determinados casos, acrescentou, a entidade poderá até compartilhar despesas de perícias. É importante salientar que a empresa precisará contratar advogado próprio para acompanhar os casos que chegarem ao Judiciário, pois limitações legais impedem que o Conselho a represente.
 
As empresas regularmente registradas e que quiserem obter um exemplar da apostila e/ou iniciar entendimentos para barrar as investidas do CREA-SP devem telefonar para (0xx11) 3106-8041, ramal 201. Outra opção é enviar e-mail para juridico@crq4.org.br.




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região