Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Nov/Dez 2001 

 


Relação de Matérias   Próxima Matéria

Editorial: um ano marcante
Autor(a): por Olavo de Queiroz Guimarães Filho


A direção do Conselho Regional de Química 4ª Região chega neste encerramento de 2001 com o orgulho de ter cumprido a meta de entregar uma nova sede aos profissionais da área. Trata-se de uma iniciativa que busca melhorar e ampliar o atendimento do Conselho em prol de toda a sociedade. Além de modernizar as instalações para conferir mais agilidade e profissionalismo às atividades cotidianas da entidade, outra razão que justificou o investimento foi a criação de espaços destinados a abrigar eventos que fomentem o desenvolvimento profissional. Matéria publicada nas páginas 6 e 7 desta edição dá detalhes sobre a infraestrutura que o novo prédio passará a disponibilizar a partir de fevereiro.
 
Dois foram os fatores que possibilitaram a construção da nova sede sem que o Conselho tivesse de recorrer a financiamentos bancários: a colaboração da maioria dos profissionais e empresas no pagamento de suas anuidades e a implantação de uma rígida política de administração desses recursos ao longo dos últimos anos, sem, contudo, cortar benefícios aos profissionais e empresas, como a oferta de cursos, palestras, livros etc.
 
Outro fato importante ocorrido neste ano foi a criação da Bolsa de Empregos. Lançada em abril e funcionando exclusivamente pela Internet, a Bolsa surgiu da necessidade de aproximar trabalhadores e empregadores. Não são poucos os profissionais que, desempregados, não tinham até então um meio específico para oferecer seus serviços. Ao mesmo tempo, muitas empresas fiscalizadas pelo Conselho alegavam que não mantinham funcionários habilitados em atividades privativas dos químicos porque enfrentavam dificuldades para identificá-los no mercado.
 
O problema alegado pelas empresas foi bastante minimizado, pois estão cadastrados na Bolsa desde estudantes que procuram sua primeira oportunidade de estágio até profissionais altamente gabaritados. Na ponta oposta, a Bolsa não foi (e nunca pretendeu ser) a tábua de salvação para todos os desempregados, mas apresentou resultados que solidificam sua importância como ferramenta de apoio aos profissionais e animam o Conselho a mantê-la e melhorá-la a cada dia.
 
Um excelente Natal e que 2002 seja um ano ainda mais produtivo para todos nós!
*Presidente do CRQ-IV 




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região