Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Nov/Dez 2002 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Cartas


Lei exige laudo assinado por químico
Iniciativa de vereador, assessorado por químico, assegura mercado de trabalho

Atuação - Nos últimos meses, a imprensa noticiou vários casos de áreas contaminadas no Estado de São Paulo. Em Campinas, recentemente, foi promulgada a Lei nº 11.249, que dispõe sobre a apresentação de laudo técnico das condições toxicológicas do subsolo para implantação de edificações. O projeto inicial estabelecia a atribuição de elaborar o laudo exclusivamente aos engenheiros inscritos no CREA. O vereador Angelo Rafael Barreto, através de minha assessoria, fez uma consulta ao CRQ-IV que solicitou alterações que resultaram na exigência de profissional químico na elaboração do laudo e do registro das empresas no CRQ-IV. As alterações foram aceitas, o projeto foi aprovado pela Câmara de Campinas e sancionado pela prefeita Izalene Tiene. Graças a nossa atuação conjunta, conseguimos garantir o exercício profissional aos químicos do nosso Estado.
 
Celso Ribeiro de Almeida
Campinas/SP

A informação enviada demonstra que, quando unidos, os profissionais da química podem conquistar vitórias e ampliar seus espaços no mercado de trabalho.

Educação - Fico contente em poder contar com este novo recurso oferecido pelo CRQ-IV que é a Bolsa de Empregos. Porém, como professor que eu sou, tenho notado que o site e o CRQ em geral têm dado pouca atenção ao setor educacional, que também é muito importante para o profissional de química.
 
Milton Kanaciro
(São Paulo/SP)

Talvez o destaque dado até agora não corresponda à importância da área, mas dentro do possível o CRQ vem prestigiando esses profissionais. Em setembro, por exemplo, promoveu uma palestra que teve os professores de química como público-alvo e nesta edição o Informativo publica um artigo abordando o assunto. Isso sem contar que anualmente a entidade promove o Prêmio CRQ-IV, que distribui R$ 30 mil entre professores e estudantes. E em 2003, o Prêmio Fritz Feigl será disputado apenas por profissionais que atuam nas áreas de ensino e/ou pesquisa.




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região