Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Mar/Abr 2005 

 


Relação de Matérias   Próxima Matéria

Pesquisa apurará nível de conhecimento sobre o GHS


Durante o mês de abril, o CRQ-IV enviará aos profissionais que atuam como responsáveis técnicos das indústrias químicas e petroquímicas um formulário de pesquisa para apurar o grau de conhecimento e envolvimento desse grupo com as normas do GHS - Globally Harmonized System for the Classification and Labelling of Chemicals.

Para quem não se lembra, o GHS é um sistema em implantação em quase todo o mundo, que pretende estabelecer critérios para a classificação de risco das substâncias e preparados químicos. Pretende também a conscientização dos vários públicos-alvos através da divulgação dos perigos mediante disponibilização de dois instrumentos básicos: as Fichas de Informações de Segurança de Produtos Químicos (FISPQs) e a rotulagem.

O CRQ-IV integra o grupo de trabalho formado por várias entidades governamentais, empresariais e de pro- fissionais que se reúne periodicamente para discutir a implantação do GHS. Na última reunião, ocorrida em março, ficou definido que cada integrante deveria consultar suas bases para apurar o nível de conhecimento sobre o assunto e levantar as principais dificuldades que estão enfrentando para adequar suas empresas. Os resultados começarão a ser apresentados a partir de maio.

Os formulários da pesquisa serão enviados a cerca de 2 mil profissionais. A participação será obrigatória, uma vez que, segundo o Código de Ética, cabe ao profissional da química "impulsionar a difusão da tecnologia, apoiar as associações científicas e ajudar a coletividade na compreensão justa dos assuntos técnicos de interesse público".

Depois de responder a todas as questões, o profissional deverá postar o formulário em qualquer agência ou caixa de coleta dos Correios. Os custos do envio serão pagos pelo Conselho.

Quem tiver acesso à Internet deve optar pelo preenchimento do formulário eletrônico que em breve estará disponível no endereço www.crq4.org.br. A escolha dessa opção é mais cômoda para o profissional, além de possibilitar a apuração mais rápida e segura dos resultados da pesquisa. Mas atenção: só deve preencher o formulário eletrônico o profissional que receber em casa a carta convocando-o a participar da pesquisa. Esse cuidado é importante porque o estudo está restrito, conforme explicado, somente às indústrias químicas e petroquímicas. O profissional que atua em um desses segmentos e não receber a convocação poderá solicitar instruções pelo telefone (0xx11) 3061-6024 ou pelo e-mail ligia.rocha@crq4.org.br

 
Saiba mais sobre o GHS

O GHS representa uma iniciativa no sentido de desenvolver um sistema internacional para comunicação de riscos envolvendo substâncias químicas. O trabalho é desenvolvido, no Brasil, por representantes de setores que vão desde as indústrias até órgãos de proteção ao meio ambiente.

Este trabalho é necessário porque nenhum país tem a capacidade de identificar e regular o risco de cada produto químico. Além das questões ligadas à segurança, tal deficiência já representa problemas de natureza comercial, pois uma substância pode não ter restrições num determinado país e ser proibida em outros. A proposta do GHS é a harmonização de conceitos e a adoção de uma classificação única a partir de 2008. Os países que não se enquadrarem até lá enfrentarão dificuldades para atuar no mercado internacional.

Clique aqui para obter outras informações sobre o assunto.
 




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região