Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jul/Ago 2005 

 


Relação de Matérias   Próxima Matéria

Editorial - As razões do rigor


Seria possível apegar-nos à legislação existente para justificar a decisão do CRQ-IV de assumir uma postura mais rigorosa – mas sempre respeitando os limites impostos pelo legislador – ao analisar as indicações de Responsáveis Técnicos. Mas a simples explicação do significado da palavra "responsável" e de suas variantes já seria suficiente. De acordo com o dicionário da língua portuguesa, responsável quer dizer: "1. Que assumiu ou tem responsabilidade; que não é irresponsável. 2. Que responde por atos próprios ou de outrem. 3. Que tem de dar contas dos seus atos públicos". No caso de responsabilidade o livro ensino: "1. Qualidade de responsável. 2. Dir. Obrigação geral de responder pelas conseqüências dos próprios atos ou pelas dos outros".

Como se vê, o que o Conselho quer é apenas que os significados das palavras sejam observados pelos profissionais que aceitarem assumir função de tamanha de relevância dentro das empresas que desenvolvam atividades químicas. Traçando-se um paralelo em cima daquilo que o próprio dicionário esclareceu, ser responsável significa ter autonomia e justamente por isso implica responder por seus próprios atos, daqueles que estiverem sob sua subordinação e até mesmo pelas posturas técnicas e éticas da empresa no que diz respeito à atividade química. Este é o tema principal deste número do Informativo CRQ-IV.

Esta edição também destaca a recente decisão da Justiça de não reconhecer o CREA/SP como representante das empresas do setor plástico, publica um artigo sobre microbiologia aplicada à produção de cosméticos, noticia o lançamento de um curso de pós-graduação na área de saneantes e apresenta um resumo das comemorações pelo Dia do Profissional da Química. 




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região